/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Inserção dos conceitos da radiação do corpo negro no ensino médio através de uma sequência didática baseada em uma UEPS
A dissertação apresenta o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) baseada nos passos de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) e fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa com o objetivo de inserir os conceitos da Radiação do Corpo Negro no Ensino Médio. Esse é...
Autor principal: | Sousa Filho, Alderico dos Santos |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/561 |
Resumo: |
---|
A dissertação apresenta o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD)
baseada nos passos de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) e
fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa com o objetivo de inserir os
conceitos da Radiação do Corpo Negro no Ensino Médio. Esse é um tema alicerçado na
Física Moderna e Contemporânea (FMC) o qual é fundamental para o entendimento da
tecnologia atual. As pesquisas já mostram que não é de agora o interesse pelo ensino da
FMC, mas parece que a Física ensinada nas escolas atualmente não passa do século XIX.
A FMC é cobrada nos quatorze livros adotados pelo Programa Nacional do Livro
Paradidático (PNLD 2015), porém, certos temas como é o caso da Radiação do Corpo
Negro se apresenta em alguns livros do PNLD. Para auxiliar o professor em sala de aula
foi desenvolvida a SD como estratégia de ensino e o resultado é o Produto Educacional
como material didático. Na produção do material, utilizou-se a metodologia de pesquisa
qualitativa e na coleta de dados os registros do diário de campo do professor, observação
e atividades realizadas pelos alunos. A SD desenvolvida foi aplicada com os estudantes
do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Tempo Integral Senador Petrônio
Portela, localizada na zona Centro-Oeste de Manaus-AM. |