Dissertação

Inserção dos conceitos da radiação do corpo negro no ensino médio através de uma sequência didática baseada em uma UEPS

A dissertação apresenta o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) baseada nos passos de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) e fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa com o objetivo de inserir os conceitos da Radiação do Corpo Negro no Ensino Médio. Esse é...

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Autor principal: Sousa Filho, Alderico dos Santos
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/561
Resumo:
A dissertação apresenta o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) baseada nos passos de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) e fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa com o objetivo de inserir os conceitos da Radiação do Corpo Negro no Ensino Médio. Esse é um tema alicerçado na Física Moderna e Contemporânea (FMC) o qual é fundamental para o entendimento da tecnologia atual. As pesquisas já mostram que não é de agora o interesse pelo ensino da FMC, mas parece que a Física ensinada nas escolas atualmente não passa do século XIX. A FMC é cobrada nos quatorze livros adotados pelo Programa Nacional do Livro Paradidático (PNLD 2015), porém, certos temas como é o caso da Radiação do Corpo Negro se apresenta em alguns livros do PNLD. Para auxiliar o professor em sala de aula foi desenvolvida a SD como estratégia de ensino e o resultado é o Produto Educacional como material didático. Na produção do material, utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa e na coleta de dados os registros do diário de campo do professor, observação e atividades realizadas pelos alunos. A SD desenvolvida foi aplicada com os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Tempo Integral Senador Petrônio Portela, localizada na zona Centro-Oeste de Manaus-AM.