Outro

Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médio

É com muita satisfação que apresento o produto educacional desta dissertação que é o resultado de um trabalho de conclusão do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, ofertado em parceria com a Sociedade Brasileira de Física, a Universidade Federal do Amazonas, o Instituto Federal d...

ver descrição completa

Autor principal: Neves, Glauber Siqueira
Grau: Outro
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/643
Resumo:
É com muita satisfação que apresento o produto educacional desta dissertação que é o resultado de um trabalho de conclusão do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, ofertado em parceria com a Sociedade Brasileira de Física, a Universidade Federal do Amazonas, o Instituto Federal de Educação do Amazonas e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, idealizado para contribuir com uma educação de qualidade. Essa sequência didática se constitui em uma proposta para o ensino de alguns conceitos da Eletrodinâmica envolvidos em uma instalação elétrica residencial, especialmente voltada para o terceiro ano do Ensino Médio. A atividade prática aqui explicitada foi conduzida pelo docente assumindo de forma concreta sua função de mediador e com a participação ativa dos alunos, motivada e arquitetada a partir de um fato real - os incêndios causados por curto circuito devido instalações elétricas improvisadas e muito constantes no bairro do São Jorge, mesmo bairro da escola onde foi feita a aplicação do produto educacional. Esse trabalho foi elaborado tomando por base a Teoria Sócio-Histórica de Vygotsky, onde o professor estabelece uma relação de interação com o aluno e se utiliza de meios para facilitar a aprendizagem. É nessa interação que se estabelece a conexão entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente. E, com a intenção de fortalecer os conceitos relacionados à Eletrodinâmica, ele foi concebido para ser realizado em nove aulas de 50 minutos cada. Por fim, esperamos que esta sequência didática seja útil, e que possa potencializar as aulas de Física, em especial sobre os conceitos relacionados a Eletrodinâmica, a todos os profissionais da educação que desejem fazer uso deste produto em suas aulas. A seguir, serão apresentadas as três etapas que compreendem: a fundamentos da eletrodinâmica, necessária para docente aprofundar o estudo dos fenômenos físicos que são abordados, a sequência didática e os questionários do pré-teste e pós-teste. Os conteúdos da Eletrodinâmica abordados na sequência didática são: corrente elétrica, as leis de Ohm, potência elétrica, resistores e suas associações, além do cálculo de consumo de energia elétrica.