Outro

Caderno temático formativo: sala inclusiva: contribuições para formação de professores no contexto da surdez

This thematic booklet is a proposal for teacher training in the area of special education in the inclusive perspective, it aims to help teachers who work in an inclusive classroom, with deaf students. The educational product is organized into four units, namely: I thematic unit, which presents some...

ver descrição completa

Autor principal: Lavor, Patrícia Lucena de
Outros Autores: Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
Grau: Outro
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/793
id oai:localhost:4321-793
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-7932023-05-09T23:15:50Z Caderno temático formativo: sala inclusiva: contribuições para formação de professores no contexto da surdez Thematic training booklet: The inclusive classroom: contributions to teacher training in the context of deafblindness Lavor, Patrícia Lucena de Pacheco, Maria Lúcia Tinoco Pacheco, Maria Lúcia Tinoco Pacheco, Maria Lúcia Tinoco Azevedo, Rosa Oliveira Marins Nascimento, Maria Evany do Sala inclusiva Formação de professores Alunos surdos Ergonomia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM This thematic booklet is a proposal for teacher training in the area of special education in the inclusive perspective, it aims to help teachers who work in an inclusive classroom, with deaf students. The educational product is organized into four units, namely: I thematic unit, which presents some historical facts about the education of the deaf, experience reports and theoretical studies; II thematic unit, which brings the important legislation that subsidizes teacher training, curricular adaptations and accessibility; III thematic unit, which discusses barriers in an inclusive classroom and visual and pedagogical communication strategies; and IV thematic unit, which socializes the different strategies and possibilities of classroom organization. The units are composed of guidance strips and sections such as “Dialogue”, “Hands on” and “Assessment”, organized within moments to assist the trainer. The educational product has a qualitative nature, with theoretical references in Gaudiot (2010), Fransolin (2016), Quadros (2004), Martins (2012), Brazil (2002), Brazil (1996), among others. From the above, we understand that the study of the material has its didactic relevance for the training of teachers, since it socializes guidelines that allow the teacher to think about the organization of the school space in an inclusive perspective. We hope, therefore, that the contributions of this booklet reach teacher training courses, enabling them to be included in the classroom. O presente caderno temático é uma proposta de formação de professores na área da educação especial na perspectiva inclusiva, tem por objetivo auxiliar professores que atuam em sala inclusiva, com aluno surdo. O produto educacional está organizado em quatro unidades, a saber: I unidade temática, que apresenta alguns fatos históricos da educação dos surdos, relatos de experiência e estudos teóricos; II unidade temática, que traz as legislações importantes que subsidiam a formação de professores, adaptações curriculares e acessibilidade; III unidade temática, a qual discorre sobre as barreiras em sala inclusiva e estratégias da comunicação visual e pedagógica; e IV unidade temática, que socializa as diversas estratégias e possibilidades de organização de sala de aula. As unidades são compostas por tarjas de orientação e seções como “Diálogo”, “Mãos na massa” e "Avaliação", organizadas dentro dos momentos, para auxiliar o formador. O produto educacional tem cunho qualitativo, com referencial teórico em Gaudiot (2010), Fransolin (2016), Quadros (2004), Martins (2012), Brasil (2002), Brasil (1996), entre outros. Pelo exposto, compreendemos que o estudo do material tem sua relevância didática para a formação de professores, uma vez que socializa orientações que permitem ao professor pensar a organização do espaço escolar em uma perspectiva inclusiva. Esperamos, portanto, que as contribuições deste caderno cheguem aos cursos de formação de professores, capacitando-os para o processo de inclusão em sala de aula. 2022-05-13T23:13:06Z 2022-05-13 2022-05-13T23:13:06Z 2022-02-28 Outro LAVOR, Patrícia Lucena de; PACHECO, Maria Lúcia Tinoco. Caderno temático formativo: sala inclusiva: contribuições para formação de professores no contexto da surdez. 2022. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/793 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Sala inclusiva
Formação de professores
Alunos surdos
Ergonomia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Sala inclusiva
Formação de professores
Alunos surdos
Ergonomia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Lavor, Patrícia Lucena de
Caderno temático formativo: sala inclusiva: contribuições para formação de professores no contexto da surdez
topic_facet Sala inclusiva
Formação de professores
Alunos surdos
Ergonomia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This thematic booklet is a proposal for teacher training in the area of special education in the inclusive perspective, it aims to help teachers who work in an inclusive classroom, with deaf students. The educational product is organized into four units, namely: I thematic unit, which presents some historical facts about the education of the deaf, experience reports and theoretical studies; II thematic unit, which brings the important legislation that subsidizes teacher training, curricular adaptations and accessibility; III thematic unit, which discusses barriers in an inclusive classroom and visual and pedagogical communication strategies; and IV thematic unit, which socializes the different strategies and possibilities of classroom organization. The units are composed of guidance strips and sections such as “Dialogue”, “Hands on” and “Assessment”, organized within moments to assist the trainer. The educational product has a qualitative nature, with theoretical references in Gaudiot (2010), Fransolin (2016), Quadros (2004), Martins (2012), Brazil (2002), Brazil (1996), among others. From the above, we understand that the study of the material has its didactic relevance for the training of teachers, since it socializes guidelines that allow the teacher to think about the organization of the school space in an inclusive perspective. We hope, therefore, that the contributions of this booklet reach teacher training courses, enabling them to be included in the classroom.
author_additional Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
author_additionalStr Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
format Outro
author Lavor, Patrícia Lucena de
author2 Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
author2Str Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
title Caderno temático formativo: sala inclusiva: contribuições para formação de professores no contexto da surdez
title_short Caderno temático formativo: sala inclusiva: contribuições para formação de professores no contexto da surdez
title_full Caderno temático formativo: sala inclusiva: contribuições para formação de professores no contexto da surdez
title_fullStr Caderno temático formativo: sala inclusiva: contribuições para formação de professores no contexto da surdez
title_full_unstemmed Caderno temático formativo: sala inclusiva: contribuições para formação de professores no contexto da surdez
title_sort caderno temático formativo: sala inclusiva: contribuições para formação de professores no contexto da surdez
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/793
_version_ 1787149929667362816
score 11.755432