Dissertação

Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de Química: atuação na formação humana integral de alunos da EPTNM

Este trabalho, desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro, está situado na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”. Teve por objetivo avaliar em que aspec...

ver descrição completa

Autor principal: Melo, Joice de Lima
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/838
Resumo:
Este trabalho, desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro, está situado na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”. Teve por objetivo avaliar em que aspectos uma proposta para ensinar Química, fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), atuou na Formação Humana Integral de alunos da EPTNM – Curso Técnico Integrado de Agropecuária do IFAM Campus Parintins. Para tanto, no referencial teórico, articulou-se os conceitos de Formação Humana Integral, ensino de Química e Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP. É uma pesquisa de caráter qualitativo, em que foi utilizado como método a pesquisa-ação, em três fases, com base em Tripp (2005): planejamento, implementação e avaliação de uma proposta para o ensino de Química fundamentada na ABP. Considerando o contexto da pandemia de Covid-19, a pesquisa foi desenvolvida com seis participantes, por meio do ensino remoto, com atividades assíncronas e síncronas, por meio da plataforma digital de videoconferência Google Meet e aplicativo de mensagem instantânea Whatsapp. Para a produção dos dados, utilizou-se como técnicas a observação participante e a roda de conversa, e, como instrumentos, as gravações audiovisuais, diário de campo e produções dos participantes da pesquisa. Como procedimento para análise dos dados, fez-se uso da Espiral de Análise, com base em Creswell (2014), seguindo três etapas: organização dos dados, categorização, interpretação e representação. Da análise, foi possível concluir que a proposta de ensino de Química, fundamentada na ABP, atuou na Formação Humana Integral de alunos da EPTNM nos seguintes aspectos: a) possibilitou reflexão e ação acerca dos problemas da comunidade; b) permitiu um olhar atento para o meio ambiente e cultura ambiental; c) favoreceu o entendimento da pesquisa como ferramenta para a apropriação de conhecimentos científicos; d) permitiu o reconhecimento da importância do uso de recursos tecnológicos como ferramenta para a divulgação de conhecimentos científicos. Da pesquisa, resultou o produto educacional intitulado “Formação Humana Integral de alunos da EPTNM: proposta de ensino pela ABP”, que tem por objetivo contribuir para a Formação Humana Integral de alunos da EPTNM.