Dissertação

Utilizando jogos eletrônicos para o ensino das leis de Newton no primeiro ano do ensino médio

Teaching physics in our country presents great challenges, as teaching methods have not evolved along with the technology we have available. Physics teaching is based on traditional methods, which for a large part of students are not attractive, because outside the classroom they are used to using...

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Autor principal: Lima, Allan Lopes
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/839
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spelling oai:localhost:4321-8392022-08-15T23:34:58Z Utilizando jogos eletrônicos para o ensino das leis de Newton no primeiro ano do ensino médio Lima, Allan Lopes Anglada-Rivera, José http://lattes.cnpq.br/5724564590431920 Anglada-Rivera, José http://lattes.cnpq.br/5724564590431920 Silva, Márcio Gomes da http://lattes.cnpq.br/2363782297790054 Garcia, Ramón Paudel Peña Física - ensino Leis de Newton Jogos eletrônicos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL Teaching physics in our country presents great challenges, as teaching methods have not evolved along with the technology we have available. Physics teaching is based on traditional methods, which for a large part of students are not attractive, because outside the classroom they are used to using technology for the most different tasks. The present work seeks to present a method inspired by the ideas of the Behaviorist Skinner thinker, allied to the principles of Vygotsky's socio-affective interaction, as well as the concepts of significant learning by Ausubel, to insert the use of cell phones and electronic games in the teaching-learning process. With this vision in mind, a mobile game was developed, addressing issues related to the concepts and applications of Newton's laws. This work was applied at the state school Marcantônio Vilaça II, known as CMPM II, in the city of Manaus, Amazonas. The application of the project consisted of evaluating two classes, to compare yields. In one class, the game was used as part of the teaching-learning process, in the other class the activities were worked out using the traditional expository method and with exercise resolutions. The two classes initially had expository classes, presentation of concepts, but when working on activities, in one it was solving exercises and in the other the activity was for the student to be entertained with the game. At the end of the didactic sequence, a test was applied to assess which of the classes managed to better absorb the content. The useof games was well accepted by students, and at the end of this work we will show how this contributed to meaningful learning. Nosso país apresenta grandes desafios, pois os métodos de ensino não evoluíram junto com a tecnologia que temos disponível. Tais metodologias se baseiam em métodos tradicionais, que para uma grande parte dos alunos não apresenta atrativos, pois fora da sala de aula eles estão habituados a utilizar tecnologia para as mais diversas atividades. O presente trabalho busca apresentar um método inspirado pelas ideias do pensador Behaviorista Skinner, aliado aos princípios da interação socioafetiva de Vygotsky e os conceitos de aprendizagem significativa de Ausubel, para inserir no processo de ensino aprendizagem o uso de celulares e jogos eletrônicos. Com esta visão foi desenvolvido um jogo para celular, abordando os assuntos relacionados aos conceitos e aplicações das leis de Newton. O referido trabalho foi aplicado na escola estadual Marcantonio Vilaça II, conhecida como CMPM II, na cidade de Manaus, Amazonas. A aplicação do projeto consistiu em avaliar duas turmas, para comparar os seus rendimentos. Em uma das turmas, foi utilizado o jogo como parte do processo de ensino aprendizagem, na outra turma foi trabalhado as atividades utilizando o método tradicional expositivo e com resoluções de exercícios. As duas turmas incialmente houve aulas expositivas, apresentação dos conceitos, mas ao trabalhar as atividades, em uma foi resolução de exercícios e na outra a atividade era o aluno se entreter com o jogo. Ao final da sequência didática foi aplicado uma prova para avaliar qual das turmas conseguiu absorver melhor o conteúdo. O uso de jogos foi bem aceito pelos alunos, e ao final deste trabalho mostraremos como isto contribuiu para a aprendizagem significativa. 2022-06-03T16:18:46Z 2022-06-03 2022-06-03T16:18:46Z 2021-12-19 Dissertação LIMA, Allan Lopes. Utilizando jogos eletrônicos para o ensino das leis de Newton no primeiro ano do ensino médio. 112 f. 2021.Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/839 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
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