Trabalho de Conclusão de Curso

Corrosão intergranular no hélice de embarcação

Considering that the propeller is the ship's propulsion element and without it working together with the engine, the ship is going nowhere and with the passage of time since its invention in 1827. It comes more and more being modernized in its manufacturing process and model, being manufactured w...

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Autor principal: Carvalho Neto, Basílio Ferreira de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/994
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spelling oai:localhost:4321-9942022-08-31T19:20:20Z Corrosão intergranular no hélice de embarcação Carvalho Neto, Basílio Ferreira de Monteiro, Alberto de Castro http://lattes.cnpq.br/8300386519703896 Monteiro, Alberto de Castro http://lattes.cnpq.br/8300386519703896 Soares, José Josimar http://lattes.cnpq.br/8049341977402653 Takeno, Mitsuo Lopes http://lattes.cnpq.br/1152601799191567 Engenharia mecânica Corrosão Balanceamento CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA Considering that the propeller is the ship's propulsion element and without it working together with the engine, the ship is going nowhere and with the passage of time since its invention in 1827. It comes more and more being modernized in its manufacturing process and model, being manufactured with more suitable and resistant materials, because nowadays we have larger ships and more powerful engines and therefore the propeller needs to keep up with this evolution. in order to study more about the propagation of cracks that occur along the contours of the grains. Therefore, it is necessary to know what caused great vibrations in the main axis and hull of the ship, and to discuss an analysis, an inspection and report the failure and cause of fracture of the material. Descriptive research is then carried out. Therefore, it appears that due to damage to the propeller as a result of the impact with a supposed tree trunk during navigation on the Amazon River, then the performance recovery generated a tension in the affected area, due to this propeller performance generated in the affected area a crack that was welded to repair it and finally it resulted that the right thing to do was to have to reduce the four blades evenly to maintain the balance of the propeller and end the excessive vibration in the ship, which imposes the finding that what led to the fracture of the helix in the repaired area was an intergranular corrosion. The granular corrosion that is, the propagation of cracks that occurs along the grain boundaries, is the rupture in the propeller blade. Visando investigar o sinistro no hélice do navio gaseiro, EPIC BALUAN, ocorrido no dia 10 de outubro de 2020. Identificamos a falha na pá de ângulo de ataque 60°, tendo em vista que o hélice é elemento de propulsão do navio e sem ele trabalhando em conjunto com o motor o navio não vai pra lugar algum e com o passar do tempo desde a sua invenção que ocorreu no ano de 1827. Ele vem cada vez mais sendo modernizado no seu processo de fabricação e modelo, sendo fabricado com materiais mais adequados e resistentes, pois nos dias de hoje temos navios maiores e com motores mais potentes e com isso o hélice precisa acompanhar essa evolução.Pesquisa-se sobre corrosão intergranular, a fim de que se estude mais sobre a propagação das trincas que ocorre ao longo dos contornos dos grãos.Para tanto, é necessário saber o que ocasionou grandes vibrações no eixo principal e casco do navio, e discorrer uma análise, uma inspeção e relatar a falha e causa da fratura do material.Realiza-se, então, uma pesquisa descritiva. Diante disso, verifica-se que devido a danificação do hélice em decorrência do impacto com um suposto tronco de árvore durante a navegação pelo rio Amazonas então a recuperação de desempeno gerou uma tensão na área afetada, devido a esse desempeno do hélice gerou na área afetada uma trinca que foi realizada uma solda para reparar a mesma e por fim resultou que o certo a se fazer foi ter que reduzir as quatro pás de maneira uniforme para assim manter o balanceamento do hélice e acabar com a vibração excessiva no navio, o que impõe a constatação de que o que levou a fratura do hélice na área reparada foi uma corrosão intergranular. A corrosão granular que é ,a propagação de trincas que ocorre ao longo dos contornos dos grãos, é a possível causa da ruptura na pá do hélice. 2022-08-31T19:19:16Z 2022-08-31 2022-08-31T19:19:16Z 2021-08-20 Trabalho de Conclusão de Curso CARVALHO NETO, Basílio Ferreira de. Corrosão intergranular no hélice de embarcação. 2022. 34 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/994 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Administração Instituto Federal do Amazonas IFAM Administração Instituto Federal do Amazonas IFAM Administração
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