Relatório de Pesquisa

Decomposiçãp de liteira dinâmica dos nutrientes minerais nos ecossistemas de campinarana e baixio da Reserva Florestal Adolpho Ducke, Amazônia Central AM.

A área de estudo está localizada na Reserva Florestal Adolpho Ducke do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, situada a 26 km ao norte de Manaus, na Amazônia Central, entre as coordenadas geográficas Latitude 03 08'S e Longitude60 02'W. Pela classificação de Köppen o clima cálido úmido.(Ranza...

ver descrição completa

Autor principal: Stiffanny Alexa Saraiva Bezerra
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1167
Resumo:
A área de estudo está localizada na Reserva Florestal Adolpho Ducke do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, situada a 26 km ao norte de Manaus, na Amazônia Central, entre as coordenadas geográficas Latitude 03 08'S e Longitude60 02'W. Pela classificação de Köppen o clima cálido úmido.(Ranzani,1980).O objetivo desta pesquisa é estudar a dinâmica dos nutrientes e a decomposição da liteira nos diferentes ecossistemas do local.Para o estudo da dinâmica dos nutrientes serão coletadas amostras de solos nos diferentes ecossistemas, até 30cm de profundidade. Utilizaremos plásticos de 2,5 x 2,5m, construídos com suporte laterais de madeira suspensos do chão 50 cm, colocados ao redor dos troncos das árvores, da maneira mais uniforme possível. Estes plásticos serão alocados em número suficiente em cada ecossistema, de modo a permitir uma boa representação das comunidades vegetais. A liteira acumulada nos plásticos, serão retirados semanalmente, colocando as folhas, galhos, gravetos, raízes, etc. em sacos plásticos separados, para depois de pesados e secados proceder a respectiva analise dos teores químicos no laboratório. Também serão coletados os micro-artrópodes presentes nas amostras da liteira e acondicionados em frascos de vidro com álcool 70% para sua posterior identificação; analogamente serão coletados os microorganismos presentes nos detritos e acondicionados em placas de petri para seu isolamento e incubação e respectiva identificação no laboratório. Com a finalidade de verificar a dinâmica dos organismos decompositores da liteira, após colocados em sacos de nylon, serão identificados os decompositores presentes, e periodicamente (a cada 15 dias) será medido o peso dos sacos para verificar a perda do conteúdo e a velocidade de decomposição.