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Relatório de Pesquisa
Programa Estação Casa da Física avaliando os impactos sociais
RESUMO: O presente estudo visa avaliar os impactos do Programa Estação Casa da Física, o qual contribui com a efetivação e consolidação do Ensino da Física no Amazonas. O Programa tem como referência que ensinar e fazer ciência na atualidade prescinde não apenas de diretrizes, mas, sobretudo, de nov...
Autor principal: | Tayná Castro Peñaranda |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:localhost:prefix-16392021-11-11T20:34:16Z Programa Estação Casa da Física avaliando os impactos sociais Tayná Castro Peñaranda Márcia Perales Mendes Silva Márcia Irene Pereira Andrade Ivamar Moreira da Silva Avaliação de Impactos Extensão Universitária Educação CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO RESUMO: O presente estudo visa avaliar os impactos do Programa Estação Casa da Física, o qual contribui com a efetivação e consolidação do Ensino da Física no Amazonas. O Programa tem como referência que ensinar e fazer ciência na atualidade prescinde não apenas de diretrizes, mas, sobretudo, de novas praticas e hábitos. Depende também, de um processo continuo de discussão, investigação e atuação, o qual potencializará a construção de metodologias de ensino alternativas, as quais articulem teoria e prática no ensino da Física e, em particular, extrapolem os limites disciplinares, estabelecendo um dialogo profícuo com outras disciplinas. Isto posto, aduz-se que o Ensino da Física deve ser acessível, com vistas a se tornar mais interessante e compreensível aos alunos, ganhando um novo sentido, uma nova visão, voltada para a formação de um cidadão contemporâneo, dotado de instrumentais para compreender e participar da realidade a sua volta. Assim este estudo tem como objetivo central investigar os impactos sociais do programa de extensão Estação Casa da Física , vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (PROEXTI), desde 2004. Sendo que os objetivos específicos são: Analisar as atividades desenvolvidas pelo programa, objetivando identificar a compatibilidade entre tais atividades e as ações e objetivos propostos pelo mesmo e desvelar os desdobramentos do projeto na vida de seus beneficiados. Os procedimentos metodológicos que serão desenvolvidos em três etapas, indissociáveis, fundamentam-se na modalidade de pesquisa quanti-qualitativa. Neste sentido, este projeto explicita o compromisso social da Universidade Federal do Amazonas em dar respostas profícuas e efetivas às demandas sociais postas ao ensino regular da Física nas escolas brasileiras. As competências e habilidades requisitadas pela disciplina prescindem da construção de estratégias de ensino aprendizagem a serem utilizadas no cotidiano escolar, as quais devem envolver bem mais que a mera utilização do quadro e a repetição de exercícios. Estas devem primar pelo estabelecimento de conexões entre os conceitos e conhecimentos tecnológicos, oportunizando espaços de cooperação, solidariedade e responsabilidade que contribuam efetivamente para a construção de cidadãos conscientes e atuantes. Para finalizar, reforça-se que é vital avaliar os impactos que o referido programa de extensão provoca ao público-beneficiado, com vistas a fortalecer e consolidar uma cultura de avaliação de política, programas e projetos sociais na atualidade. FAPEAM 2016-09-23T14:23:59Z 2016-09-23T14:23:59Z 2009-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1639 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Serviço Social Instituto de Ciências Humanas e Letras Programa PIBIC 2008 UFAM |
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Avaliação de Impactos Extensão Universitária Educação CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
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RESUMO: O presente estudo visa avaliar os impactos do Programa Estação Casa da Física, o qual contribui com a efetivação e consolidação do Ensino da Física no Amazonas. O Programa tem como referência que ensinar e fazer ciência na atualidade prescinde não apenas de diretrizes, mas, sobretudo, de novas praticas e hábitos. Depende também, de um processo continuo de discussão, investigação e atuação, o qual potencializará a construção de metodologias de ensino alternativas, as quais articulem teoria e prática no ensino da Física e, em particular, extrapolem os limites disciplinares, estabelecendo um dialogo profícuo com outras disciplinas. Isto posto, aduz-se que o Ensino da Física deve ser acessível, com vistas a se tornar mais interessante e compreensível aos alunos, ganhando um novo sentido, uma nova visão, voltada para a formação de um cidadão contemporâneo, dotado de instrumentais para compreender e participar da realidade a sua volta. Assim este estudo tem como objetivo central investigar os impactos sociais do programa de extensão Estação Casa da Física , vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (PROEXTI), desde 2004. Sendo que os objetivos específicos são: Analisar as atividades desenvolvidas pelo programa, objetivando identificar a compatibilidade entre tais atividades e as ações e objetivos propostos pelo mesmo e desvelar os desdobramentos do projeto na vida de seus beneficiados. Os procedimentos metodológicos que serão desenvolvidos em três etapas, indissociáveis, fundamentam-se na modalidade de pesquisa quanti-qualitativa. Neste sentido, este projeto explicita o compromisso social da Universidade Federal do Amazonas em dar respostas profícuas e efetivas às demandas sociais postas ao ensino regular da Física nas escolas brasileiras. As competências e habilidades requisitadas pela disciplina prescindem da construção de estratégias de ensino aprendizagem a serem utilizadas no cotidiano escolar, as quais devem envolver bem mais que a mera utilização do quadro e a repetição de exercícios. Estas devem primar pelo estabelecimento de conexões entre os conceitos e conhecimentos tecnológicos, oportunizando espaços de cooperação, solidariedade e responsabilidade que contribuam efetivamente para a construção de cidadãos conscientes e atuantes. Para finalizar, reforça-se que é vital avaliar os impactos que o referido programa de extensão provoca ao público-beneficiado, com vistas a fortalecer e consolidar uma cultura de avaliação de política, programas e projetos sociais na atualidade. |
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