Relatório de Pesquisa

A trajetória da Educação Tecnológica no Estado do Amazonas: da Escola Técnica Federal ao Centro Federal de Educação Tecnológica

Este trabalho visa pesquisar a Reforma do Ensino Médio/Profissionalizante, procurando analisar os pressupostos teórico-metodológicos que a norteia e como esta modifica a estrutura da Escola Técnica Federal do Amazonas, a transformando, inicialmente, em Centro Federal de Educação Tecnológica. Parte...

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Autor principal: Carla Suyane Silva Lima
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1652
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spelling oai:localhost:prefix-16522025-03-10T20:02:25Z A trajetória da Educação Tecnológica no Estado do Amazonas: da Escola Técnica Federal ao Centro Federal de Educação Tecnológica Carla Suyane Silva Lima Arminda Rachel Botelho Mourão Ensino Médio Ensino Profissional Reforma do Ensino CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Este trabalho visa pesquisar a Reforma do Ensino Médio/Profissionalizante, procurando analisar os pressupostos teórico-metodológicos que a norteia e como esta modifica a estrutura da Escola Técnica Federal do Amazonas, a transformando, inicialmente, em Centro Federal de Educação Tecnológica. Parte das discussões sobre as modificações no mundo do trabalho propiciam aumento de produtividade no momento em que a ciência e a tecnologia são utilizadas como força produtiva que alavancam o processo de acumulação capitalista, exigindo um novo tipo de trabalhador, Essas transformações configuram um novo processo educacional, e a formação dos (das) trabalhadores (ras) se apresenta também modificada. Mourão (2003) destaca que é o modelo de competência que vem nortear os novos processos de formação. Este modelo que se alicerça na idéia da empregabilidade, traz como suporte a concepção de Estado Mínimo, no qual as funções do Estado são modificadas, havendo restrição da esfera pública, por meio das desregulamentações e privatizações. Segundo Saviani (1996) o MEC tem utilizado a atual LDB para aprovar reformas pontuais, citando como exemplo a Reforma do Ensino Profissional, já que este nível de ensino tem sido regulamentado por decretos e portarias, omitindo, inclusive, as formas de financiamento, permitindo que haja uma proliferação de cursos profissionalizantes pagos. Assim, a Reforma do Ensino Médio e Profissional desarticula a formação geral da formação específica, imprimido a separação do Ensino Médio do Ensino Profissional que vai repercutir na organizar=Salvar CNPQ 2016-09-23T14:24:02Z 2016-09-23T14:24:02Z 2009-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1652 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação Programa PIBIC 2008 UFAM
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