Relatório de Pesquisa

Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária - PROJOVEM no município de Manaus

O Projeto Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária - PROJOVEM no município de Manaus origina-se de uma pesquisa mais ampla sob o título Educação de Jovens e Adultos na Diversidade Amazônica desenvolvida pela equipe UFAM/PPGE no âmbito do Programa de Cooperaç...

ver descrição completa

Autor principal: Elizabete Cristina de Souza Carolino
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
EJA
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1653
id oai:localhost:prefix-1653
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-16532021-11-10T20:35:54Z Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária - PROJOVEM no município de Manaus Elizabete Cristina de Souza Carolino Nádia Maciel Falcão Maria das Graças Sá Peixoto Pinheiro http://lattes.cnpq.br/1126828777557299 Políticas Públicas EJA PROJOVEM CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O Projeto Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária - PROJOVEM no município de Manaus origina-se de uma pesquisa mais ampla sob o título Educação de Jovens e Adultos na Diversidade Amazônica desenvolvida pela equipe UFAM/PPGE no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica entre os programas de pós-graduação em educação da Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal do Amazonas - 2007-2011. O objeto da pesquisa resulta da necessidade de investigar as ações conjuntas entre as esferas governamentais na implementação de políticas para a Educação de jovens e Adultos EJA e tem por foco a análise do PROJOVEM no município de Manaus, voltado às ações conjuntas da esfera municipal, à organização do curso para jovens com a finalidade de conclusão do ensino fundamental, ou seja, o segundo segmento (5ª a 8ª séries), à qualificação profissional e às ações comunitárias. Os fundamentos teóricos das políticas públicas de educação e EJA sustentam-se em Haddad (2000, 2007), Di Pierro (2005), Cury (2005) dentre outros. O objeto temático sugere a utilização do método dialético na perspectiva histórico-crítica. A coleta de dados está centrada na análise documental privilegiando a abordagem qualitativa dos documentos norteadores das ações do PROJOVEM, da legislação do ensino relativa à modalidade de EJA e do Projeto Pedagógico do Curso no Município de Manaus. O Projeto pretende oferecer suporte à consecução de um dos objetivos da pesquisa mais ampla a qual está vinculado, no que diz respeito à análise das ações conjuntas das esferas públicas quanto às políticas para a Educação de Jovens e Adultos. FAPEAM 2016-09-23T14:24:03Z 2016-09-23T14:24:03Z 2009-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1653 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Administração e Planejamento Faculdade de Educação Programa PIBIC 2008 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Políticas Públicas
EJA
PROJOVEM
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Políticas Públicas
EJA
PROJOVEM
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Elizabete Cristina de Souza Carolino
Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária - PROJOVEM no município de Manaus
topic_facet Políticas Públicas
EJA
PROJOVEM
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O Projeto Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária - PROJOVEM no município de Manaus origina-se de uma pesquisa mais ampla sob o título Educação de Jovens e Adultos na Diversidade Amazônica desenvolvida pela equipe UFAM/PPGE no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica entre os programas de pós-graduação em educação da Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal do Amazonas - 2007-2011. O objeto da pesquisa resulta da necessidade de investigar as ações conjuntas entre as esferas governamentais na implementação de políticas para a Educação de jovens e Adultos EJA e tem por foco a análise do PROJOVEM no município de Manaus, voltado às ações conjuntas da esfera municipal, à organização do curso para jovens com a finalidade de conclusão do ensino fundamental, ou seja, o segundo segmento (5ª a 8ª séries), à qualificação profissional e às ações comunitárias. Os fundamentos teóricos das políticas públicas de educação e EJA sustentam-se em Haddad (2000, 2007), Di Pierro (2005), Cury (2005) dentre outros. O objeto temático sugere a utilização do método dialético na perspectiva histórico-crítica. A coleta de dados está centrada na análise documental privilegiando a abordagem qualitativa dos documentos norteadores das ações do PROJOVEM, da legislação do ensino relativa à modalidade de EJA e do Projeto Pedagógico do Curso no Município de Manaus. O Projeto pretende oferecer suporte à consecução de um dos objetivos da pesquisa mais ampla a qual está vinculado, no que diz respeito à análise das ações conjuntas das esferas públicas quanto às políticas para a Educação de Jovens e Adultos.
author_additional Nádia Maciel Falcão
author_additionalStr Nádia Maciel Falcão
format Relatório de Pesquisa
author Elizabete Cristina de Souza Carolino
title Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária - PROJOVEM no município de Manaus
title_short Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária - PROJOVEM no município de Manaus
title_full Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária - PROJOVEM no município de Manaus
title_fullStr Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária - PROJOVEM no município de Manaus
title_full_unstemmed Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária - PROJOVEM no município de Manaus
title_sort programa nacional de inclusão de jovens: educação, qualificação e ação comunitária - projovem no município de manaus
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1653
_version_ 1787136924022996992
score 11.653393