Relatório de Pesquisa

Purificação e caracterização parcial de inibidores de serinoproteinases em sementes de leguminosas arbóreas da Amazônia: Ormosia smithii (Tendo-branco) e Ormosia excelsa (Tendo-amarelo).

A diversidade vegetal da Amazônia, quando devida e sistematicamente associada a metodologias biotecnológicas que viabilizem a prospecção de moléculas vegetais presentes em diferentes partes como folhas, raízes e sementes, podem exibir elevado potencial de aplicação industrial e significa o verdadeir...

ver descrição completa

Autor principal: Cristiane Santos do Carmo Ribeiro de Souza
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1721
Resumo:
A diversidade vegetal da Amazônia, quando devida e sistematicamente associada a metodologias biotecnológicas que viabilizem a prospecção de moléculas vegetais presentes em diferentes partes como folhas, raízes e sementes, podem exibir elevado potencial de aplicação industrial e significa o verdadeiro equilíbrio entre o uso e a preservação do ambiente florestal. Nesse sentido, as informações científicas sobre a composição química de sementes tropicais são úteis para a compreensão de sua fisiologia e criação de novos produtos para a agroindústria a partir de reservas estocadas, tais como lipídeos, carboidratos e proteínas.Os inibidores de proteinases são metabolicamente importantes em decorrência de suas principais funções na planta: podem atuar de maneira constitutiva ou induzida, no mecanismo de defesa contra o ataque de insetos e patógenos, como fonte de aminoácidos sulfurados, na regulação de proteinases endógenas e como sinais de respostas às condições ambientais. Nesse sentido, no presente estudo serão empregadas diferentes técnicas de cromatografias, visando purificar e, posteriormente, caracterizar possíveis inibidores em sementes de Parkia pendula. A determinação do teor de proteínas totais bem como o monitoramento do grau de pureza serão também realizados.