Relatório de Pesquisa

Determinação da taxa de prevalência de ectoparasitos e endoparasitos nos ratos e camundongos do Biotério Setorial do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas.

Os parasitas podem influenciar as pesquisas experimentais, aumentando a variabilidade dos dados e diminuindo a precisão das análises. Giardia muris induzem alterações nos níveis de dissacarídios intestinais , Spironucleus muris tem demonstrado interferir nas pesquisas de várias formas como aumento n...

ver descrição completa

Autor principal: Andressa Karina Ramos Leitão
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1731
Resumo:
Os parasitas podem influenciar as pesquisas experimentais, aumentando a variabilidade dos dados e diminuindo a precisão das análises. Giardia muris induzem alterações nos níveis de dissacarídios intestinais , Spironucleus muris tem demonstrado interferir nas pesquisas de várias formas como aumento na severidade de infecções co-patogênicas, aumento na mortalidade associada aos tratamentos com cádmio, alterações nas funções macrofágicas e linfociticas nos animais estimulados com toxina tetânica, eritrócitos de ovelhas e mitogenos; Syphacia muris, em ratos, e Syphacia obvelata em camundongos, diminuem a suscetibilidade do hospedeiro artrite induzida e interfere no transporte de eletrólitos no intestino. Portanto, o controle dos ectoparasitos e endoparasitos é fundamental para que os dados obtidos de experimentos realizados in vivo sejam confiáveis e servirão de base para a implementação de um programa sanitário efetivo . O objetivo geral é verificar a taxa de prevalência de ectoparasitos e endoparasitos nos ratos e camundongos do Biotério Setorial do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).. Serão utilizados ratos e camundongos provenientes do Biotério Setorial do Instituto de Ciências Biológicas Será realizado um censo dos animais mantidos nas colônias de produção. Camundongos e ratos serão transportados separadamente em gaiolas de policarbonato e, em seguida, serão submetidos a anestesia dióxido de carbono em uma câmara apropriada, sangrados através da retro-orbital plexo ou punção cardíaca, e, em seguida, sacrificados antes de necropsia, em narcose profunda, Piolhos e ácaros serão diagnosticados através de exame direto das carcaças e identificados através de microscopia óptica das peles recolhida das regiões cervical e dorsal. Identificação específica terá como base uma análise microscópica morfológica. Ovos, larvas e adultos helmintos serão diagnosticados por microscopia óptica, examinando os fragmentos dos intestinos delgado e grosso, em amostras dos conteúdos do lúmen e do swab anal com fita adesiva . Oocistos de coccidioides serão pesquisados, Protozoários cistos e trofozoitos serão examinados em pequenas amostras do conteúdo duodenal e no lúmen do intestino delgado entre lâmina e lamínula, após adição de uma gota de solução salina 0,09%, e diagnosticada por microscopia óptica, Identificação específica teve como base uma análise microscópica morfológica em aumentos de 100x e 400x .Sempre que necessário, protozoário cistos serão corados com solução de iodo para permitir a sua identificação. Ovos e formas adultas do Trichosomoides crassicauda, endoparasita da bexiga de ratos serão investigadas. A identificação dos endoparasitas específicos será feita por microscópicos avaliação morfológica em aumentos 100x e 400x.