Relatório de Pesquisa

Diferenciação de espécies vegetais do gênero Himatanthus usando cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) e análise de componentes principais (PCA)

Em dias atuais, o desenvolvimento de métodos analíticos para fins de identificação de amostras de origem vegetal torna-se cada vez mais importante. Isto se deve ao crescente aumento do uso de plantas medicinais1-3 em diversas áreas, destacando-se a da saúde. O gênero Himatanthus é bastante utilizad...

ver descrição completa

Autor principal: Jersika Cortezão Simões
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
PCA
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1781
Resumo:
Em dias atuais, o desenvolvimento de métodos analíticos para fins de identificação de amostras de origem vegetal torna-se cada vez mais importante. Isto se deve ao crescente aumento do uso de plantas medicinais1-3 em diversas áreas, destacando-se a da saúde. O gênero Himatanthus é bastante utilizado na medicina popular para o tratamento de diversos tipos de doenças dependendo da espécie e parte da planta. Dessa forma, uma classificação correta das espécies é essencial. Este projeto baseia-se na identificação e diferenciação de três tipos as espécies vegetais do gênero Himatanthus: Himatanthus succuba, Himatanthus bracteatus e Himatanthus Stenophyllus. Os métodos convencionalmente empregados para a classificação de plantas, que é chamada de quimiotaxonomia, e o controle de qualidade de espécies vegetais baseiam-se na identificação de substâncias químicas específicas (marcadores químicos)4-8. Estas substâncias são aquelas de referência, ou seja, as mais típicas possíveis (majoritárias) para a droga vegetal e que podem ou não ter atividade farmacológica comprovada. A avaliação do perfil cromatográfico do produto vegetal, no entanto, não é simples e, além disso, a utilização de marcadores químicos pode tornar o processo bastante oneroso. Neste projeto, usar-se-á da aplicação de análise de componentes principais (PCA)9-13 a dados provenientes de cromatografia líquida de alta eficiência para fins de classificação. A aplicação de quimiometria a dados provenientes de cromatografia consiste em uma nova tendência para a classificação de espécies e ainda facilita o processo tornando-o mais rápido e de menor custo. Este pode ainda ser tão eficiente quanto os tradicionalmente empregados e assim este projeto pretende utilizar essa nova metodologia para a diferenciação de espécies vegetais do gênero Himathantus.