Relatório de Pesquisa

Análise Sedimentológica e Estratigráfica de testemunhos de Sondagens de Depósitos Sedimentares Cretáceos-Neógenos da Região do baixo Rio Negro, Amazonas.

Nas últimas décadas, a identificação de unidades sedimentares neógenas tem sido uma controvérsia na estratigrafia da Bacia do Amazonas. A presença de depósitos desta idade em alguns locais da Amazônia Central sugere uma nova interpretação para a fase final de sedimentação das bacias do norte do Bras...

ver descrição completa

Autor principal: Rogério Oliveira Barbosa
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1795
Resumo:
Nas últimas décadas, a identificação de unidades sedimentares neógenas tem sido uma controvérsia na estratigrafia da Bacia do Amazonas. A presença de depósitos desta idade em alguns locais da Amazônia Central sugere uma nova interpretação para a fase final de sedimentação das bacias do norte do Brasil. Nas regiões de Itacoatiara e Manacapuru a unidade neógena é composta principalmente por arenitos e pelitos sendo delimitada por superfícies de descontinuidades (paloessolos lateríticos). Entretanto, faltam estudos detalhados, principalmente de subsuperfície, para comprovar a ocorrência desta unidade na região de Manaus e facilitar os dados de correlação estratigráfica. Portanto, este projeto de pesquisa visa a análise sedimentologica e estratigráfica da seqüência sedimentar cretácea-neógena por meio da análise de testemunhos de furos de sondagens rotativa que estão sendo realizados para a construção da Ponte Estaiada sobre o Rio Negro. Os furos de sondagens rotativas estão sendo realizados pelo Consórsio Rio Negro e serão cedidos para este estudo por meio de uma parceria entre a SRMN (Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Região Metropolitana de Manaus) e o Departamento de Geociências (DEGEO) da UFAM.