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Relatório de Pesquisa
Subjetividade e identidade amazônica como categorias na produção científica de programas de pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas
O presente projeto tem como objetivo identificar e qualificar, a partir dos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica, a presença das categorias Subjetividade e Identidade Amazônica na produção científica de quatro programas de pós-graduação strictu sensu da Universidade Federal do Amazonas, no per...
Autor principal: | Ana Cláudia Silva de Castro |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1929 |
Resumo: |
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O presente projeto tem como objetivo identificar e qualificar, a partir dos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica, a presença das categorias Subjetividade e Identidade Amazônica na produção científica de quatro programas de pós-graduação strictu sensu da Universidade Federal do Amazonas, no período de 2006 a 2008, a partir de uma metodologia quali-quantitativa, num formato exclusivo de pesquisa bibliográfica. Sua justificativa reside no fato de que a Psicologia como um todo tem necessitado enfocar aspectos relativos à realidade histórico-cultural de modo a produzir maior correspondência entre os fenômenos que se propõe a estudar e intervir e a realidade no contexto em que estes se constituem. Estudos sobre Subjetividade e Identidade tem sido úteis para compreender a expressão dos fenômenos psíquicos. Sendo a psicologia recente em termos de formação e construção de conhecimento no Amazonas, este campo por si só ainda não produziu suficientes estudos de modo a sistematizar dados que fundamentem a compreensão do fenômeno psicológico eivado das especificidades locais. Por este motivo, pretende-se aproximar-se de áreas do conhecimento que já vem produzindo sobre o sujeito no contexto amazônico através de quatro programas de pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas, buscando uma leitura psicológica de fenômenos estudados sobre o viés de outras ciências, favorecendo uma ampliação do campo da psicologia e diálogo com outros saberes. |