Relatório de Pesquisa

Caracterização populacional de duas espécies de Characiformes migradores a partir dos dados de desembarques em duas cidades de médio porte da Amazônia Central.

Os Characiformes migradores são o grupo mais importante na pesca de água doce da Amazônia, concentrando a maior parte da produção desembarcada nos centros urbanos regionais (IBAMA, 2005). Os desembarques de três espécies: tambaqui (Colossoma macropomum), matrinxã (Brycon amazonicus) e curimatã (Proc...

ver descrição completa

Autor principal: Gisele Batista Correia
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2008
Resumo:
Os Characiformes migradores são o grupo mais importante na pesca de água doce da Amazônia, concentrando a maior parte da produção desembarcada nos centros urbanos regionais (IBAMA, 2005). Os desembarques de três espécies: tambaqui (Colossoma macropomum), matrinxã (Brycon amazonicus) e curimatã (Prochilodus nigricans) corresponderam a 19,1% no ano de 2005 (IBAMA, 2007). Dentre estas espécies, a de maior valor comercial é o tambaqui, que já apresenta claros sinais de sobre-pesca, com declínio substancial nos desembarques desde a década passada e redução acentuada no comprimento médio dos peixes capturados (Freitas et al, 2007). Em estudos de dinâmica de populações de peixes, nota-se que o crescimento e a mortalidade interagem de tal forma que, se o crescimento contribui para a abundância de espécies, fazendo com que ela atinja a fase de reprodução em um dado momento e entre no ciclo reprodutivo, a mortalidade controla a abundância dessa espécie (Nikolskii 1969). Dessa forma, as informações sobre os parâmetros de crescimento e mortalidade são informações importantes sobre uma população explotada e constituem a base para a aplicação de modelos de avaliação de estoques. Diante disso, o objetivo deste trabalho é o de obter informações sobre crescimento e mortalidade de três espécies de characiformes: tambaqui (Colossoma macropomum), matrinxã (Brycon amazonicus) e curimatã (Prochilodus nigricans), a partir de dados de desembarque em duas cidades do Estado do Amazonas, relacionando-os com aspectos de crescimento com o intuito de subsidiar a elaboração e a implementação de políticas públicas para o manejo pesqueiro dessas espécies na Amazônia.