Relatório de Pesquisa

Cinética de adsorção de tiofeno utilizando CCA modificada com nióbio como adsorvente

Os métodos convencionais da indústria do petróleo para a remoção de compostos de enxofre (S) são processos catalíticos como a hidrodessulfurização profunda (HDS). No entanto, para as atuais exigências legais em relação ao teor de enxofre permitido nos combustíveis a HDS tem se mostrado ineficiente,...

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Autor principal: Wanison André Gil Pessoa Júnior
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
CCA
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2100
Resumo:
Os métodos convencionais da indústria do petróleo para a remoção de compostos de enxofre (S) são processos catalíticos como a hidrodessulfurização profunda (HDS). No entanto, para as atuais exigências legais em relação ao teor de enxofre permitido nos combustíveis a HDS tem se mostrado ineficiente, especialmente para remover compostos organossulfurados refratários derivados do tiofeno. Dessa forma, a dessulfurização por adsorção com adsorventes sólidos e seletivos apresenta-se como um processo alternativo promissor, já que o mesmo não necessita de condições severas de operação que comprometem a qualidade dos combustíveis e o custo final de operação. Ademais, o adsorvente à base de cinza de casca de arroz proposto para remoção de compostos de S, é de fácil obtenção, barateando assim os custos de produção. Aliado ao fato de que a reciclagem deste resíduo evitará problemas ambientais e riscos à saúde humana, tais como a silicose, uma doença provocada pela presença de sílica no organismo. Portanto, o presente trabalho propõe um estudo da adsorção dos derivados de tiofeno em adsorvente á base de cinca de casca de arroz, no intuito de encontrar as melhores condições de operação para a remoção de enxofre dos combustíveis líquidos. Além disso, será investigada a cinética de adsorção e, se possível, os mecanismos do processo de adsorção, que são de grande importância para a formulação dos modelos matemáticos que prevêem o comportamento do adsorvente sob quaisquer condições reacionais, simulando a situação real dos combustíveis líquidos.