Relatório de Pesquisa

Atividade hipolipidêmica de triterpenos hidroxilados e carbonilados obtidos de Protium paniculatum var. riedelianum (Engler) Daly e P. strumossum Daly (Burseraceae)

Em vista da grande diversidade de doenças modernas , como a obesidade e a diabetes, e consequentes problemas circulatórios, como o infarto do miocárdio e os acidentes vasculares encefálicos, o estudo de substâncias que diminuam a absorção e a circulação de gorduras torna-se importante e mesmo essen...

ver descrição completa

Autor principal: Deborah da Silva Braz
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2101
Resumo:
Em vista da grande diversidade de doenças modernas , como a obesidade e a diabetes, e consequentes problemas circulatórios, como o infarto do miocárdio e os acidentes vasculares encefálicos, o estudo de substâncias que diminuam a absorção e a circulação de gorduras torna-se importante e mesmo essencial. A busca de novas substâncias com capacidade inibitória de lipase pancreática pode ser de grande relevância contra o desenvolvimento de tais doenças, com novos fármacos com preços mais baixos, menos efeitos colaterais e maior biodisponibilidade. Estudos recentes têm demonstrado o efeito inibitório de alguns triterpenos em lipases, justificando a necessidade de estudos com outros triterpenóides. Espécies amazônicas da família Burseraceae produzem a oleoresina de breu, que apresenta grande quantidade de triterpenos. O presente projeto propõe o isolamento fitoquímico e identificação espectrométrica de triterpenos de oleoresinas de burseráceas amazônicas e a realização de testes de atividade hipolipidêmica in vivo e in vitro.