/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
A Educação Ambiental e seus resultados no descaso dos alunos com o meio ambiente: O caso de alunos de 3ª e 4ª. Série no ensino fundamental nas Escolas Municipais urbanas de Benjamin Constant
No ambiente urbano das médias e grandes cidades, a escola, além de outros meios de comunicação, é responsável pela educação do indivíduo e consequentemente da sociedade, uma vez que há o repasse de informações, isso gera um sistema dinâmico e abrangente a todos. A população está cada vez mais envol...
Autor principal: | André Martins Vargas |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2820 |
Resumo: |
---|
No ambiente urbano das médias e grandes cidades, a escola, além de outros meios de comunicação, é responsável pela educação do indivíduo e consequentemente da sociedade, uma vez que há o repasse de informações, isso gera um sistema dinâmico e abrangente a todos.
A população está cada vez mais envolvida com as novas tecnologias e com cenários urbanos perdendo desta maneira, a relação natural que tinham com a terra e suas culturas. Os cenários, tipo shopping Center, passam a ser normais na vida dos jovens e os valores relacionados com a natureza não tem mais pontos de referência na atual sociedade moderna.
Este estudo de Educação Ambiental envolve alunos de 3ª a 4ª série do ensino fundamental das escolas Municipais dentro da área Urbana de Benjamin Constant. O objetivo principal do projeto é investigar as causas que levam os alunos ao descaso com o meio ambiente, e desta forma, desenvolver novas visões de mecanismo de defesa para a sociedade em geral. Trata-se de uma pesquisa-ação participativa, que considera fundamental a participação dos sujeitos envolvidos, professores, alunos e gestores, tanto no processo de produção de conhecimentos quanto na tomada de decisões. Através de conversas, questionários e observações, os alunos contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento sobre as escolas, percebendo como podem e devem exercer ali um importante papel social de melhoria da qualidade de vida no ambiente em que vivem. Os alunos terão a prerrogativa de explicar as principais causas que levam ao descaso com o meio em que vivem. |