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Relatório de Pesquisa
Contribuições de Reuven Feuerstein para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva
A Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no Brasil (2008) explicita que alunos com deficiência devem ser atendidos em escolas regulares, juntos a toda e qualquer clientela do ensino básico, com o apoio de salas de recursos que realizam o atendimento educacional especializ...
Autor principal: | Suzana Barreto dos Santos |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2845 |
Resumo: |
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A Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no Brasil (2008) explicita que alunos com deficiência devem ser atendidos em escolas regulares, juntos a toda e qualquer clientela do ensino básico, com o apoio de salas de recursos que realizam o atendimento educacional especializado, tendo o professor da educação especial um papel importante neste ambiente de aprendizagem. Este deverá ser o mediador entre as necessidades educacionais requerida pelo aluno com deficiência e a aprendizagem propriamente dita. O estudo de Reuven Feuerstein possibilita que o professor possa desempenhar o papel de mediador na aprendizagem. A compreensão desta possibilitará ao professor a efetivação de um trabalho mais eficiente, melhorando o atendimento educacional de todos os alunos.Os alunos com deficiencia estão ingressando nas escolas regulares, exigindo adaptações arquitetônicas, adaptações curriculares e uma nova preparação dos profissionais da educação. O desafio docente foi ampliado para atender a todos aos alunos a partir da atenção as necessidades de aprendizagem individuais, independentemente de ser ou não deficiente. A teoria de Reuven Feuerstein evidencia o papel deste professor-mediador.Este mediador trabalha interagindo com o aprendiz estimulando suas funções cognitivas, organizando o pensamento e melhorando processos de aprendizagem, tanto das salas de recursos quanto das classes regulares. Neste sentido, justifica-se o presente estudo que visa contribuir com o atendimento educacional de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão e com a formação de professores. |