Relatório de Pesquisa

Análise do perfil socioeconômico dos alunos do PROEJA do Campus Manaus Centro e Campus Distrito Industrial

O presente trabalho pretende caracterizar o perfil socioeconômico e desenvolver uma análise crítica, confrontando os dados coletados com o perfil apresentado no documento base do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adul...

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Autor principal: Irlândia Araujo de Vasconcelos
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3385
Resumo:
O presente trabalho pretende caracterizar o perfil socioeconômico e desenvolver uma análise crítica, confrontando os dados coletados com o perfil apresentado no documento base do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Quanto ao referencial teórico recorre a autores como Marx, Mészaros, Richard Sennett, Iamamoto e Martinelli. Buscar-se-á realizar uma pesquisa qualitativa, numa abordagem fenomenológica hermenêutica. Para coleta de dados, utilizar-se-á questionários com questões fechadas e abertas, os quais deverão ser pré-testados, possibilitando o recolhimento de informações pertinentes a pesquisa. Ainda será feita análise documental de relatórios socioeconômicos. Tendo como perfil tradicional sujeitos marginais ao sistema, população desfavorecida nos aspectos sociais, e ainda jovens com distorções idade-série e idade-conclusão, a EJA, para ter suas políticas efetivamente concretizadas, necessita considerar em seus modelos pedagógicos as peculiaridades dessa demanda. O desafio é que se pretende reconhecer as implicações geradas por situações socioeconômicas aos estudantes do curso de Eletrônica do PROEJA (CMDI IFAM), estabelecendo relações com suas trajetórias escolares através de análise crítica, identificando situações socioeconômicas desfavoráveis ao bom desempenho escolar e sugerindo estratégias viáveis para permanência dos alunos até a conclusão do curso.