/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
A diversidade étnica na educação infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos?
A diversidade étnica na educação infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos? A importância do trabalho com a diversidade étnica na educação infantil mostra-se pela necessidade de apresentar ás crianças pequenas as diferentes etnias que historicamente compõem o Brasil e como a...
Autor principal: | Arycia Giseli de Melo Sousa |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3413 |
id |
oai:localhost:prefix-3413 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-34132025-03-10T20:11:24Z A diversidade étnica na educação infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos? Arycia Giseli de Melo Sousa Antonia Silva Lima Diversidade étnica Desigualdades Estereótipos CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A diversidade étnica na educação infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos? A importância do trabalho com a diversidade étnica na educação infantil mostra-se pela necessidade de apresentar ás crianças pequenas as diferentes etnias que historicamente compõem o Brasil e como a variação existente dentro da sala de aula ou fora dela deriva disso. É natural as crianças questionarem porque são diferentes das outras, cabe ao professor saber como trabalhar esse tema, que se trabalhado de forma equivocada pode trazer consequências como a discriminação e o preconceito. Nesse contexto, o RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) mostra-se de grande valia, propondo metodologias e recursos a serem utilizados referente ao tema diversidade étnica. Não instigar a criança a percorrer pelo campo que este eixo proporciona é subestimar sua capacidade de compreensão do meio em que vive. Precisamos enxergar de que forma o modo pensar e agir dos educadores e da escola está afetando a compensação de desigualdade dentro da nossa sociedade. Os profissionais da educação tem que ter claro o seu papel pedagógico de valorizar e ajudar a criança a valorizar o outro como ele é. FAPEAM 2016-09-23T15:26:53Z 2016-09-23T15:26:53Z 2013-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3413 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Diversidade étnica Desigualdades Estereótipos CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Diversidade étnica Desigualdades Estereótipos CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Arycia Giseli de Melo Sousa A diversidade étnica na educação infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos? |
topic_facet |
Diversidade étnica Desigualdades Estereótipos CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
A diversidade étnica na educação infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos?
A importância do trabalho com a diversidade étnica na educação infantil mostra-se pela necessidade de apresentar ás crianças pequenas as diferentes etnias que historicamente compõem o Brasil e como a variação existente dentro da sala de aula ou fora dela deriva disso. É natural as crianças questionarem porque são diferentes das outras, cabe ao professor saber como trabalhar esse tema, que se trabalhado de forma equivocada pode trazer consequências como a discriminação e o preconceito. Nesse contexto, o RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) mostra-se de grande valia, propondo metodologias e recursos a serem utilizados referente ao tema diversidade étnica. Não instigar a criança a percorrer pelo campo que este eixo proporciona é subestimar sua capacidade de compreensão do meio em que vive. Precisamos enxergar de que forma o modo pensar e agir dos educadores e da escola está afetando a compensação de desigualdade dentro da nossa sociedade. Os profissionais da educação tem que ter claro o seu papel pedagógico de valorizar e ajudar a criança a valorizar o outro como ele é. |
author_additional |
Antonia Silva Lima |
author_additionalStr |
Antonia Silva Lima |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Arycia Giseli de Melo Sousa |
title |
A diversidade étnica na educação infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos? |
title_short |
A diversidade étnica na educação infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos? |
title_full |
A diversidade étnica na educação infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos? |
title_fullStr |
A diversidade étnica na educação infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos? |
title_full_unstemmed |
A diversidade étnica na educação infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos? |
title_sort |
diversidade étnica na educação infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos? |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3413 |
_version_ |
1831969416218148864 |
score |
11.753896 |