Relatório de Pesquisa

Avaliação da alimentação de peixes predadores em dois tipos de ambientes, lagos de várzea na região do médio rio Solimões e reservatório de Balbina no município de Presidente Figueiredo (Amazonas-Brasil)

Peixes piscívoros, como predadores de topo em ecossistemas de água doce, exercem impacto direto ou indireto sobre a biota e a qualidade da água. Uma das evidências da relação existente entre os peixes e o ambiente onde se encontram manifesta-se nos hábitos tróficos. A dieta dos indivíduos depende de...

ver descrição completa

Autor principal: Gabriela Silva Chaves
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3605
id oai:localhost:prefix-3605
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-36052025-03-10T20:25:10Z Avaliação da alimentação de peixes predadores em dois tipos de ambientes, lagos de várzea na região do médio rio Solimões e reservatório de Balbina no município de Presidente Figueiredo (Amazonas-Brasil) Gabriela Silva Chaves Flávia Kelly Siqueira de Souza Francisca Cavalcante da Silva Ivanildo Lima Alves dos Santos Predadores Alimentação Ambiente natural e artificial CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENGENHARIA DE PESCA Peixes piscívoros, como predadores de topo em ecossistemas de água doce, exercem impacto direto ou indireto sobre a biota e a qualidade da água. Uma das evidências da relação existente entre os peixes e o ambiente onde se encontram manifesta-se nos hábitos tróficos. A dieta dos indivíduos depende de variáveis intrínsecas a cada espécie, como anatomia bucal, exigências nutricionais e capacidade de detecção e apreensão, mas pode variar também, numa mesma etapa da vida, segundo a disponibilidade local de alimento. As áreas de várzea são habitadas por organismos que estão sujeitos à alternância de fases terrestres e aquáticas bem definidas, que se sucedem dentro de um ciclo anual, resultante do pulso hidrológico. Essas condições de flutuações aquáticas proporcionam vários padrões de adaptações morfológicas, anatômicas, fisiológicas e comportamentais dos animais e plantas, influenciando na disponibilidade de hábitats, alimentos e nas condições físicas gerais a qual dependem os organismos aquáticos. Em ambiente represado, como o reservatório de Balbina, os primeiros anos de formação causam um efeito inevitável na alteração na abundância de espécies com a eventual eliminação de alguns componentes da ictiofauna, fato este que modifica bastante o componente biótico do sistema. O estudo da alimentação de peixes é de vital importância não somente para o conhecimento das características ecológicas das espécies, mas também como ferramenta que auxilie na compreensão das interações existentes na biota aquática como um todo, em particular nas relações de predação e competição. CNPQ 2016-09-23T15:38:39Z 2016-09-23T15:38:39Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3605 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Ciências Pesqueiras Faculdade de Ciências Agrárias PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Predadores
Alimentação
Ambiente natural e artificial
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENGENHARIA DE PESCA
spellingShingle Predadores
Alimentação
Ambiente natural e artificial
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENGENHARIA DE PESCA
Gabriela Silva Chaves
Avaliação da alimentação de peixes predadores em dois tipos de ambientes, lagos de várzea na região do médio rio Solimões e reservatório de Balbina no município de Presidente Figueiredo (Amazonas-Brasil)
topic_facet Predadores
Alimentação
Ambiente natural e artificial
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENGENHARIA DE PESCA
description Peixes piscívoros, como predadores de topo em ecossistemas de água doce, exercem impacto direto ou indireto sobre a biota e a qualidade da água. Uma das evidências da relação existente entre os peixes e o ambiente onde se encontram manifesta-se nos hábitos tróficos. A dieta dos indivíduos depende de variáveis intrínsecas a cada espécie, como anatomia bucal, exigências nutricionais e capacidade de detecção e apreensão, mas pode variar também, numa mesma etapa da vida, segundo a disponibilidade local de alimento. As áreas de várzea são habitadas por organismos que estão sujeitos à alternância de fases terrestres e aquáticas bem definidas, que se sucedem dentro de um ciclo anual, resultante do pulso hidrológico. Essas condições de flutuações aquáticas proporcionam vários padrões de adaptações morfológicas, anatômicas, fisiológicas e comportamentais dos animais e plantas, influenciando na disponibilidade de hábitats, alimentos e nas condições físicas gerais a qual dependem os organismos aquáticos. Em ambiente represado, como o reservatório de Balbina, os primeiros anos de formação causam um efeito inevitável na alteração na abundância de espécies com a eventual eliminação de alguns componentes da ictiofauna, fato este que modifica bastante o componente biótico do sistema. O estudo da alimentação de peixes é de vital importância não somente para o conhecimento das características ecológicas das espécies, mas também como ferramenta que auxilie na compreensão das interações existentes na biota aquática como um todo, em particular nas relações de predação e competição.
author_additional Flávia Kelly Siqueira de Souza
author_additionalStr Flávia Kelly Siqueira de Souza
format Relatório de Pesquisa
author Gabriela Silva Chaves
title Avaliação da alimentação de peixes predadores em dois tipos de ambientes, lagos de várzea na região do médio rio Solimões e reservatório de Balbina no município de Presidente Figueiredo (Amazonas-Brasil)
title_short Avaliação da alimentação de peixes predadores em dois tipos de ambientes, lagos de várzea na região do médio rio Solimões e reservatório de Balbina no município de Presidente Figueiredo (Amazonas-Brasil)
title_full Avaliação da alimentação de peixes predadores em dois tipos de ambientes, lagos de várzea na região do médio rio Solimões e reservatório de Balbina no município de Presidente Figueiredo (Amazonas-Brasil)
title_fullStr Avaliação da alimentação de peixes predadores em dois tipos de ambientes, lagos de várzea na região do médio rio Solimões e reservatório de Balbina no município de Presidente Figueiredo (Amazonas-Brasil)
title_full_unstemmed Avaliação da alimentação de peixes predadores em dois tipos de ambientes, lagos de várzea na região do médio rio Solimões e reservatório de Balbina no município de Presidente Figueiredo (Amazonas-Brasil)
title_sort avaliação da alimentação de peixes predadores em dois tipos de ambientes, lagos de várzea na região do médio rio solimões e reservatório de balbina no município de presidente figueiredo (amazonas-brasil)
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3605
_version_ 1831969450332520448
score 11.755432