Relatório de Pesquisa

Inserção no mercado de trabalho e atuação profissional dos egressos do curso Ciências Agrárias e do ambiente, da UFAM/INC

O Campus do Instituto Natureza e Cultura (INC)/Universidade Federal do Amazonas (UFAM) situado no município de Benjamin Constant tem sediado três cursos na área das Ciências Agrárias e do Ambiente. No entanto, tem sido observado que tanto os licenciados e bacharéis em ciências agrárias ainda não pos...

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Autor principal: Anderson Barroso Ortega
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3654
Resumo:
O Campus do Instituto Natureza e Cultura (INC)/Universidade Federal do Amazonas (UFAM) situado no município de Benjamin Constant tem sediado três cursos na área das Ciências Agrárias e do Ambiente. No entanto, tem sido observado que tanto os licenciados e bacharéis em ciências agrárias ainda não possuem um nicho mercadológico, e a amplitude das possibilidades de atuação previstas nos projetos político pedagógicos, não condizem com as exigências de habilitação consideradas pelos órgãos relacionados impedindo-os de assumir tecnicamente a responsabilidade de projetos agropecuários e ambientais e gerando insegurança nos discentes para investimento na carreira e continuidade do curso. Esta proposta de pesquisa visa investigar a atuação e inserção profissional dos egressos do Curso de Graduação em Ciências Agrárias e do Ambiente por meio da caracterização do perfil do egresso dos Cursos de Ciências Agrárias e do Ambiente no período de 2006 a 2012, verificação das áreas de atuação dos egressos do curso e apresentação das perspectivas de continuidade da formação educacional (pós-graduação). A pesquisa adotará o método estudo de caso, com pesquisa aplicada, descritiva com abordagem quali- quantitativa a partir de coleta de dados em campo, por meio de questionários aplicados aos egressos do curso por meio de amostragem não probabilística. As análises contemplarão os dados relacionados ao perfil sócio econômico (endereço, idade, sexo, estado civil, número de filhos), ano de formação, tempo de formação, domínio da língua (vernácula e estrangeira); Areas de atuação (seguimentos, áreas e locais de trabalho, tempo de permanência do emprego, atividades desenvolvidas, faixa salarial e tempo para inserção no mercado de trabalho após a formação no curso), opiniões relativas ao preparo recebido durante o curso e as exigências do mercado de trabalho e perspectivas de formação continuada.