Relatório de Pesquisa

Investigação da adulteração de óleo diesel por óleos in natura, gorduras saturadas e querosene utilizando a técnica de infravermelho médio na cidade de Manaus

O diesel é um combustível composto por uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos de cadeia longa, anéis policíclicos, compostos de enxo¬fre e nitrogênio, ainda que estes últimos estejam em pequenas proporções (SOARES, 2011). Atualmente o óleo diesel classifica-se como óleo diesel de uso rodoviário e...

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Autor principal: Adalton Robson Pinto da Costa
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3760
Resumo:
O diesel é um combustível composto por uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos de cadeia longa, anéis policíclicos, compostos de enxo¬fre e nitrogênio, ainda que estes últimos estejam em pequenas proporções (SOARES, 2011). Atualmente o óleo diesel classifica-se como óleo diesel de uso rodoviário e óleo diesel para uso marítimo, onde para o uso marítimo é proibida a adição de óleo vegetal, sebo animal ou resíduos. O biodiesel é um combustível obtido de fontes renováveis, composto de misturas de ésteres de cadeia longa que pode ser obtido por transesterificação de óleos vegetais e gorduras animais. As características químicas do biodiesel permite a mistura com a matriz do diesel, possibilitando redução nas emissões de enxofre e melhorando as características químicas do diesel (SOARES, 2011). A Lei no 11.097 de 13 de janeiro de 2005 aprovada pelo Congresso Brasileiro regulamentou a adição de biodiesel na matriz energética brasileira e estabeleceu um percentual mínimo de 2% de teor de biodiesel. Esse percentual foi aumentando gradativamente e até o ano de 2013, a meta seria a adição de 5% obrigatório e 8% facultativo. Desde o ano de 2010, o Brasil adota o percentual de 5% e já acontece discussões para que esse percentual seja aumentado de 7% a 10%, a fim de ajudar na economia do País e reduzir a emissão de poluentes atmosféricos com compostos de enxofre. Diante do exposto as práticas de adulterações e fraudes no setor de combustíveis, no Brasil, tem sido intensas e tem levado a uma ampla discussão. A adulteração de combustíveis tem como principal característica a mistura de substâncias diferentes ou acima das especificações, permitindo que o produto adulterado fique fora de especificação e os ganhos econômicos para o revendedor se evidencie (MARINHO, 2008). Diante do cenário, diversos métodos analíticos têm sido propostos para identificar adulterações tanto no percentual de biodiesel que é adicionado ao diesel, quanto para verificar se foi adicionado ao diesel, óleo vegetal ou mesmo residual ou querosene ao invés de biodiesel (MEIRA, 2011). Este trabalho objetiva a identificação de adulterantes no óleo diesel por óleos in natura, gorduras saturadas e querosene, determinada através de espectrofotometria de infravermelho médio com transformada de Fourier, associadas à análise de componentes principais e agrupamento hierárquico, onde se pretende verificar a correlação entre as diversas variáveis analisadas.