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Relatório de Pesquisa
Aprendizagem significativa de conceitos científicos em Química: contribuições de vídeos didáticos
O vídeo é um material rico de informações multilinguísticas de superposição de códigos e significações que mostram o concreto, o visual, o imediato. A atividade com vídeo pode exercer funções variadas no processo de ensino/aprendizagem, como: informativa, motivadora, expressiva, avaliativa, conceitu...
Autor principal: | Nilton França Ortiz |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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oai:localhost:prefix-38752025-03-10T20:13:11Z Aprendizagem significativa de conceitos científicos em Química: contribuições de vídeos didáticos Nilton França Ortiz Sidilene Aquino de Farias Aprendizagem significativa Ensino médio Vídeos didáticos CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA O vídeo é um material rico de informações multilinguísticas de superposição de códigos e significações que mostram o concreto, o visual, o imediato. A atividade com vídeo pode exercer funções variadas no processo de ensino/aprendizagem, como: informativa, motivadora, expressiva, avaliativa, conceitual, documental, investigadora, lúdica e atitudinal. Contudo, faz-se necessária a utilização adequada deste recurso, evitando sua utilização como vídeo tapa-buraco, vídeo enrolação, vídeo deslumbramento e vídeo perfeição. Nesse sentido, esta proposta busca desenvolver situações didáticas com o uso de recursos audiovisuais como ferramentas inovadoras no processo educacional e cultural. E ainda, propõe-se a investigar como os vídeos didáticos podem promover a aprendizagem significativa em alunos da Educação Básica. Para tanto, a metodologia utilizada nesse insere-se no campo da pesquisa qualitativa. Assim, será elaborado e aplicado aos alunos da 3ª série do Ensino Médio um questionário visando conhecer os conteúdos químicos que os alunos apresentam maior dificuldade. Os resultados obtidos irão orientar na escolha dos vídeos a serem utilizados para as situações didáticas. As situações didáticas serão realizadas por meio de minicurso e os dados serão recolhidos por meio de entrevista semiestruturada. Além disso, as aulas ministradas na realização das situações didáticas serão gravadas. Os resultados obtidos serão analisados a luz da metodologia de Análise Textual Discursiva. FAPEAM 2016-09-23T15:39:44Z 2016-09-23T15:39:44Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3875 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Química Instituto de Ciências Exatas PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
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