Relatório de Pesquisa

Suicídio na Infância - um estudo epidemiológico no Estado do Amazonas a partir da implantação do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM)

Partindo de estimativas feitas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), viu-se que as taxas de suicídio são crescentes e, especificamente o suicídio infantil, é tido como um tabu, algo negado socialmente; no entanto, tal fenômeno representa um problema de saúde pública. Tratando como um aconteciment...

ver descrição completa

Autor principal: Eliza do Amaral Silva Ferreira
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4131
Resumo:
Partindo de estimativas feitas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), viu-se que as taxas de suicídio são crescentes e, especificamente o suicídio infantil, é tido como um tabu, algo negado socialmente; no entanto, tal fenômeno representa um problema de saúde pública. Tratando como um acontecimento complexo e de causas multifatoriais, objetivou-se facilitar a visualização das ocorrências de suicídios com o intuito de suscitar reflexões e discussões acerca das políticas de prevenção, percebendo que estas pouco abarcam a população infantil. Como metodologia, optou-se pela pesquisa quantitativa, pesquisa realiza uma investigação epidemiológica dos registros de casos de óbitos por suicídio no estado do Amazonas, junto ao Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM/SUS), desde sua implantação, correlacionando as variáveis encontradas como: idade, sexo, escolaridade, naturalidade, se de zona urbana ou rural, causa da morte, correlacionando-os entre si e, em seguida, com aspectos socioculturais bem como com fatores particulares do desenvolvimento humano, tomando como referencial teórico a Psicologia Sócio Histórica.