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Relatório de Pesquisa
Práticas Pedagógicas: cuidar, educar e brincar no contexto da Educação Infantil
Este Projeto apresenta o tema Práticas Pedagógicas: cuidar, educar e brincar no contexto da Educação Infantil. O estudo é fruto das inquietações vivenciadas no campo das discussões em sala de aula, especialmente nas disciplinas metodológicas, momento rico de aprendizagem sobre a docência quando as...
Autor principal: | Tereza de Jesus dos Santos |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4132 |
Resumo: |
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Este Projeto apresenta o tema Práticas Pedagógicas: cuidar, educar e brincar no contexto da Educação Infantil. O estudo é fruto das inquietações vivenciadas no campo das discussões em sala de aula, especialmente nas disciplinas metodológicas, momento rico de aprendizagem sobre a docência quando as práticas pedagógicas são abordadas e muitas questões levantadas sobre o que a teoria destaca e o que ocorre na prática. Os eixos cuidar, educar e brincar são práticas que despontam desde a década de noventa como meio de sensibilizar os profissionais que atuam com crianças e devem ser entendidas e observadas na organização do trabalho pedagógico. Trata-se de uma nova concepção sobre educação de crianças em espaços coletivos e de seleção e fortalecimento de práticas pedagógicas com previsão de garantir a continuidade no processo de aprendizagem e de desenvolvimento das crianças de zero a cinco anos, sem antecipação de conteúdos, haja vista serem trabalhados no Ensino Fundamental. Leituras e discussões realizadas no Curso de Pedagogia têm sinalizado que as práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil ainda refletem, na maioria das instituições de ensino, a antecipação da alfabetização para a escola de Ensino Fundamental. Isso acontece pela concepção de pais e docentes que persistem em querer que, ao final da pré-escola, as crianças saibam ler e escrever. Essa prática, em geral, empobrece o desenvolvimento da criança ao mecanizar o ensino da leitura e da escrita por meio de letras, palavras e atividades de coordenação motora isoladas. Assim como também, prevalece uma postura docente verticalizada em que não há interação com a criança, tornando o momento de aprendizagem enfadonho, cansativo, pouco agradável. Entendemos que trabalhar com a Educação Infantil requer o conhecimento dos eixos fundamentais, constituindo-se nos aspectos concernentes ao cuidar, educar e brincar, apresentados pelos documentos institucionais, por abordagens teóricas e pesquisas que apontam sobre a relevância de uma educação que intencionalize o desenvolvimento integral da criança, concebendo-a como sujeito de direito e, como tal, pensa e sente de um jeito muito próprio, peculiar a cada fase do desenvolvimento infantil. Isso requer inserir as mídias como estratégia pedagógica na perspectiva de enriquecer a dinâmica do trabalho docente. Portanto, os diferentes ritmos e necessidades de aprendizagem devem ser observados, registrados e respeitados em diversos espaços e tempos, tendo como estratégias pedagógicas as brincadeiras, os jogos; a arte, o movimento, as atividades diversificadas de construção do conhecimento e de desenvolvimento das múltiplas linguagens. |