Relatório de Pesquisa

A produção científica em música na última década: análise das publicações referentes às pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista no portal Capes

A música é uma linguagem muito ampla capaz de despertar diferentes sentimentos, sensações e emoções no ser humano. É um instrumento bastante eficaz para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio e da auto-estima, além de poderoso meio de integração social. No contexto educacional, a música é uma...

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Autor principal: Axon Moreira Miranda
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4141
Resumo:
A música é uma linguagem muito ampla capaz de despertar diferentes sentimentos, sensações e emoções no ser humano. É um instrumento bastante eficaz para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio e da auto-estima, além de poderoso meio de integração social. No contexto educacional, a música é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de diferentes habilidades, pois mantém contato próximo com as demais linguagens. Neste sentido, este trabalho tem como proposta pesquisar a música na educação inclusiva, levando em consideração sua importância na sociedade e o momento atual em que se discute o processo de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. A educação musical vem apresentando, através de diversas publicações, a diversidade do conhecimento musical, tanto no aspecto qualitativo como quantitativo. Percebemos publicações de dissertações, teses, artigos em diversas revistas e as associações científicas demonstrando que a pesquisa em educação musical vem crescendo muito nos últimos anos. Entendendo a contribuição da música na sociedade e o momento atual em que se discute a educação especial no Brasil, buscamos com este projeto levantar a produção científica em educação musical na última década, identificando as publicações referentes as pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista no portal Capes. Pretende-se também conhecer os referenciais teóricos sobre a música com pessoas com deficiência e os autores que trabalham neste contexto nos dando subsídios para futuras pesquisas envolvendo esta temática.