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Relatório de Pesquisa
Revisão Bibliográfica acerca Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
O termo TDAH, se refere ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que é um distúrbio com bases neurológicas, com grande participação genética, que tem início na infância e que pode persistir na vida adulta, e se caracteriza pela combinação de déficit de atenção, hiperatividade e impulsiv...
Autor principal: | Alessandro Sampaio Ribeiro |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4143 |
Resumo: |
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O termo TDAH, se refere ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que é um distúrbio com bases neurológicas, com grande participação genética, que tem início na infância e que pode persistir na vida adulta, e se caracteriza pela combinação de déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade, sendo este, o transtorno comportamental mais frequente em crianças. O diagnóstico do TDAH é feito de forma clínica, baseado nos critérios diagnósticos estabelecidos pela Associação Psiquiátrica Americana ou pela Organização Mundial de Saúde. Em relação ao programa de tratamento, três componentes são utilizados: informação e conhecimento, medicação e recursos psicoterápicos. Esse trabalho tem como objetivo geral fazer a revisão bibliográfica sobre a produção científica acerca do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade a partir de 1980, investigando as terminologias que esse transtorno recebeu ao longo do tempo, os métodos de tratamento psicológico adotados e a epidemiologia do transtorno no Brasil. Os termos de busca utilizados serão transtorno de déficit de atenção; transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; tratamento; epidemiologia em português e inglês. Os termos serão buscados no abstract e assunto. As bases de dados para busca serão PsycINFO (APA), SciELO.org. e PePSIC (BVS). O projeto contribuirá para a atualização dos conceitos do TDAH para que os interessados, professores, profissionais da educação e pesquisadores tenham acesso a informações atualizadas, para que dessa forma, promovam atividades e uma intervenção que beneficie os indivíduos portadores de tal transtorno.
Palavras-chave: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; revisão bibliográfica; tratamento. |