Relatório de Pesquisa

Educação Inclusiva no Ensino Superior: análise da Licenciatura em Letras/UFAM para formar futuros professores aptos a promover a inclusão

A implantação de uma educação inclusiva nos diferentes sistemas de ensino do país requer um professor qualificado e, principalmente, disposto a assumir os desafios cotidianos que a tarefa impõe. Para isso, os docentes devem contar com uma formação sólida que lhes assegura o domínio dos conhecimentos...

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Autor principal: Ketlen Júlia Lima da Silva
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4171
Resumo:
A implantação de uma educação inclusiva nos diferentes sistemas de ensino do país requer um professor qualificado e, principalmente, disposto a assumir os desafios cotidianos que a tarefa impõe. Para isso, os docentes devem contar com uma formação sólida que lhes assegura o domínio dos conhecimentos básicos para uma atuação consistente. Nesse contexto, a pesquisa está embasada na investigação de como o curso de Letras Língua e Literatura Portuguesa da UFAM está preparando futuros professores para a inclusão de seus alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Bem como na análise do cumprimento da Portaria nº 1793, de dezembro de 1994 que recomenda a inclusão da disciplina "Aspectos Ético-Políticos-Educacionais da Normalização e Integração da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais" nos cursos de Pedagogia, Psicologia e demais licenciaturas. Sendo de abordagem qualitativa, Levamento Bibliográfico em teses, dissertações e livros e Documental por meio de Leis, Decretos, Portarias, Resoluções, Emendas Constitucionais do Ministério da Educação e outros setores referentes à temática de inclusão, de natureza exploratória.