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Relatório de Pesquisa
Educação Inclusiva no Ensino Superior: análise da Licenciatura em Letras/UFAM para formar futuros professores aptos a promover a inclusão
A implantação de uma educação inclusiva nos diferentes sistemas de ensino do país requer um professor qualificado e, principalmente, disposto a assumir os desafios cotidianos que a tarefa impõe. Para isso, os docentes devem contar com uma formação sólida que lhes assegura o domínio dos conhecimentos...
Autor principal: | Ketlen Júlia Lima da Silva |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4171 |
Resumo: |
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A implantação de uma educação inclusiva nos diferentes sistemas de ensino do país requer um professor qualificado e, principalmente, disposto a assumir os desafios cotidianos que a tarefa impõe. Para isso, os docentes devem contar com uma formação sólida que lhes assegura o domínio dos conhecimentos básicos para uma atuação consistente.
Nesse contexto, a pesquisa está embasada na investigação de como o curso de Letras Língua e Literatura Portuguesa da UFAM está preparando futuros professores para a inclusão de seus alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Bem como na análise do cumprimento da Portaria nº 1793, de dezembro de 1994 que recomenda a inclusão da disciplina "Aspectos Ético-Políticos-Educacionais da Normalização e Integração da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais" nos cursos de Pedagogia, Psicologia e demais licenciaturas.
Sendo de abordagem qualitativa, Levamento Bibliográfico em teses, dissertações e livros e Documental por meio de Leis, Decretos, Portarias, Resoluções, Emendas Constitucionais do Ministério da Educação e outros setores referentes à temática de inclusão, de natureza exploratória. |