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Relatório de Pesquisa
A construção das relações étnico/raciais no Brasil e na Amazônia e a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08
O objetivo deste estudo será compreender a construção das relações étnico/raciais no Brasil e na Amazônia e as configurações sociais politicas e intelectuais que influenciaram a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que tratam da inclusão da História e Cultura Afro brasileira e Indígena no Cu...
Autor principal: | Patrick Reis Muller |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:localhost:prefix-43152021-11-14T02:09:08Z A construção das relações étnico/raciais no Brasil e na Amazônia e a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 Patrick Reis Muller Renilda Aparecida Costa Relações étnico/raciais no Brasil e na Amazônia CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O objetivo deste estudo será compreender a construção das relações étnico/raciais no Brasil e na Amazônia e as configurações sociais politicas e intelectuais que influenciaram a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que tratam da inclusão da História e Cultura Afro brasileira e Indígena no Currículo Oficial das redes de ensino pública e privada nos municípios de Atalaia do Norte, Benjamim Constant e Tabatinga. Cabe ressaltar que as referidas leis alteraram a Lei 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Neste sentido, o referido projeto visa mapear as políticas educacionais que tratem da questão étnico-racial, pois apesar de todos os avanços tanto no campo conceitual e legal a população negra e indígenas, ainda são vista como um problema social . Esta visão reflete a construção de Brasil equivocada que tivemos em que diversas culturas foram excluídas em favor da construção de uma identidade nacional homogeneizante. Assim sendo, o estudo aqui delineado é de caráter exploratório e, será desenvolvido através da pesquisa bibliográfica e documental, sendo que, os resultados que serão levantados contribuirão também, para perceber a influencia das lutas dos movimentos sociais no estabelecimento de políticas de ação afirmativas. A partir desta perspectiva a investigação será realizada com apoio nos estudos de Hall, 1998; Hasenbalg, 1979; Mclaren,1999; Oliveira,1998; Ortiz 2006, Ribeiro, 2000; Poutignat, Spreiff-Fenar,1988. Dessa forma, no processo de realização da pesquisa haverá registros de documentos, revisão da literatura, fichamentos, resumos e a sistematização das informações adquiridas no tocante à temática investigada. Portanto a realização desta pesquisa torna-se relevante na medida em que aponta para necessidade da avaliação das politicas de educacionais no sentido de que as crianças negras e indígenas possam ter oportunidades educacionais igualitárias, dirimindo assim, a desigualdade social e exclusão na Região do Alto Solimões. FAPEAM 2016-09-23T15:45:09Z 2016-09-23T15:45:09Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4315 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Natureza e Cultura - Benjamin Constant PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
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O objetivo deste estudo será compreender a construção das relações étnico/raciais no Brasil e na Amazônia e as configurações sociais politicas e intelectuais que influenciaram a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que tratam da inclusão da História e Cultura Afro brasileira e Indígena no Currículo Oficial das redes de ensino pública e privada nos municípios de Atalaia do Norte, Benjamim Constant e Tabatinga. Cabe ressaltar que as referidas leis alteraram a Lei 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Neste sentido, o referido projeto visa mapear as políticas educacionais que tratem da questão étnico-racial, pois apesar de todos os avanços tanto no campo conceitual e legal a população negra e indígenas, ainda são vista como um problema social . Esta visão reflete a construção de Brasil equivocada que tivemos em que diversas culturas foram excluídas em favor da construção de uma identidade nacional homogeneizante. Assim sendo, o estudo aqui delineado é de caráter exploratório e, será desenvolvido através da pesquisa bibliográfica e documental, sendo que, os resultados que serão levantados contribuirão também, para perceber a influencia das lutas dos movimentos sociais no estabelecimento de políticas de ação afirmativas. A partir desta perspectiva a investigação será realizada com apoio nos estudos de Hall, 1998; Hasenbalg, 1979; Mclaren,1999; Oliveira,1998; Ortiz 2006, Ribeiro, 2000; Poutignat, Spreiff-Fenar,1988. Dessa forma, no processo de realização da pesquisa haverá registros de documentos, revisão da literatura, fichamentos, resumos e a sistematização das informações adquiridas no tocante à temática investigada. Portanto a realização desta pesquisa torna-se relevante na medida em que aponta para necessidade da avaliação das politicas de educacionais no sentido de que as crianças negras e indígenas possam ter oportunidades educacionais igualitárias, dirimindo assim, a desigualdade social e exclusão na Região do Alto Solimões. |
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