Relatório de Pesquisa

Vendo e revendo as tecnologias na educação

É cada vez mais comum as instituições escolares buscarem inovações em suas práticas pedagógicas com o intuito de acompanhar as transformações sociais, políticas e tecnológicas efetivadas na sociedade contemporânea. Deste modo, tentam justificar a implantação das Tecnologias de Informação e Comunicaç...

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Autor principal: Laura Ulchoa Ferreira
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4542
Resumo:
É cada vez mais comum as instituições escolares buscarem inovações em suas práticas pedagógicas com o intuito de acompanhar as transformações sociais, políticas e tecnológicas efetivadas na sociedade contemporânea. Deste modo, tentam justificar a implantação das Tecnologias de Informação e Comunicação TIC, como uma forma de favorecer uma educação mais moderna em acordo com as exigências da contemporaneidade em contradição aos métodos tradicionais de ensino, garantindo um processo de ensino e aprendizagem mais lúdico e motivador, tanto aos discentes, como também aos docentes, que muitas vezes se sentem cansados pela labuta de um trabalho árduo que vem desenvolvendo ao longo dos anos. Este projeto tem como objetivo Analisar a utilização das TICs na prática pedagógica do professor, diferentes contexto histórico. Tal pesquisa será analisada numa abordagem qualitativa, pois por meio dessa abordagem é possível compreender as motivações, os significados e os valores que são a base de sustentação dos conceitos que transcrevem a voz dos pesquisados. Em relação à coleta de dados será utilizada a entrevista, realizadas com os sujeitos da pesquisa, entendido, na visão de Gil (2009, p. 121) como a A técnica de investigação composta por um conjunto de questões que são submetidas a pessoas com o propósito de obter informações sobre conhecimentos, crenças, sentimentos, valores, interesses, expectativas, aspirações, temores, comportamentos presente ou passado. Os sujeitos da pesquisa serão os professores das escolas públicas estaduais de Humaitá-AM, utilizando-se para seleção dos mesmos dois parâmetros: Professores com mais de 20 anos de carreira, atuando no magistério da educação básica; Professores em inicio da carreira de magistério. Entendemos os fenômenos sociais existentes a partir de um conjunto de fatores sociais, econômicos e históricos que se relacionam entre si de forma contraditória para se chegar a um consenso. Partindo desse pressuposto, a presente investigação seguirá um enfoque dialético fundamentada numa perspectiva materialista histórica.