Relatório de Pesquisa

A formação docente e o diálogo entre educação especial e educação do campo no município de Parintins-AM

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008a) afirma que a interface da educação especial na educação indígena, do campo e quilombola deve assegurar que os recursos, serviços e atendimento educacional especializado estejam presentes nos projetos pedag...

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Autor principal: Railce da Silva de Azevêdo
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4643
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spelling oai:localhost:prefix-46432025-03-10T20:09:31Z A formação docente e o diálogo entre educação especial e educação do campo no município de Parintins-AM Railce da Silva de Azevêdo Denilson Diniz Pereira Educação rural Educação especial Formação docente CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008a) afirma que a interface da educação especial na educação indígena, do campo e quilombola deve assegurar que os recursos, serviços e atendimento educacional especializado estejam presentes nos projetos pedagógicos construídos com base nas diferenças socioculturais desses grupos (BRASIL, 2008a, p.17). A década de 80 foi marcada pelos movimentos sociais de reivindicação e luta pela democratização do ensino, acesso à escola gratuita e inserção das minorias marginalizadas e excluídas do sistema educacional. Assim, a educação inclusiva e educação no campo têm no decorrer de suas trajetórias históricas elementos que se entrelaçam. Ambas trazem consigo as marcas do preconceito, da indiferença e da luta pelos seus direitos em todas as instituições da sociedade. Os sujeitos do campo lutam por uma educação comprometida politicamente com as populações do campo, corroborando com esta idéia CALDART (2002, p.26. Grifo da autora) defende uma educação no campo [...] porque o povo tem direito a uma educação pensada desde o seu lugar e com a sua participação, vinculada à sua cultura e às suas necessidades humanas e sociais . Neste pensar a educação inclusiva defende uma luta pelo direito à igualdade das pessoas com necessidades educacionais especiais, a Declaração de Salamanca (1994) estabelece que a escola deve acolher a todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, lingüísticas ou outras, respeitando as suas características e necessidades individuais. Nesta perspectiva, Caiado e Meletti (2011) ao realizarem o levantamento bibliográfico sobre as pesquisas científicas que abordam a interface da Educação Especial no campo anunciam o silêncio em 20 anos de produção científica referente à interface entre ambas, suas particularidades e complexidades, revelam-se o descaso de ações na área de políticas públicas. O propósito do nosso estudo será tecer reflexões sobre a formação docente no campo numa perspectiva inclusiva, segundo Steli (2012) professores e professoras têm o papel fundamental na construção de uma escola para todos, para tanto devem adquirir habilidades que lhe permitam refletir sobre suas práticas em sala de aula, a fim de contribuir na construção de abordagens educacionais dinâmicas e inclusivas, a partir das quais os estudantes com necessidades educacionais têm o acesso às mesmas oportunidades. Sendo assim, o projeto tem como objetivo analisar o diálogo estabelecido entre educação especial e educação do campo em duas escolas ribeirinhas no Município de Parintins no baixo amazonas. Voluntário 2016-09-23T15:48:09Z 2016-09-23T15:48:09Z 2015-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4643 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins PROGRAMA PIBIC 2014 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
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