Relatório de Pesquisa

Atendimento educacional especializado (AEE) em uma sala de recursos na educação infantil: aquisição da linguagem oral da criança no espectro autista

Esta pesquisa irá dialogar a cerca do processo de aquisição da linguagem oral da criança com Transtorno do Espectro Autista na perspectiva da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), objetivando descrever como tal processo acontece e quais os mecanismos e sistemas de comunicação utilizad...

ver descrição completa

Autor principal: kamile oliveira gadelha
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4656
Resumo:
Esta pesquisa irá dialogar a cerca do processo de aquisição da linguagem oral da criança com Transtorno do Espectro Autista na perspectiva da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), objetivando descrever como tal processo acontece e quais os mecanismos e sistemas de comunicação utilizados nesse ambiente. Visto que umas das características marcantes na criança autista é o prejuízo qualitativo concernente à comunicação, assim como o atraso significativo da fala ou afasia, dificultando o seu entendimento bem como participação nas relações sociais estabelecidas por intermédio da oralidade, cuja resultante desse prejuízo linguístico é o isolamento social da criança. Diante disso, temos como proposta adentrar no universo da sala de AEE para descrever como ocorre o processo de aquisição da linguagem oral da criança com o Transtorno do Espectro Autista.