Relatório de Pesquisa

Análise da qualidade das informações científicas e ambientais nos portais dos jornais Diário do Amapá (Macapá/AP) e Folha BV (Boa Vista/RR)

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar a cobertura jornalística sobre ciência e meio ambiente realizada pelos jornais online Diário do Amapá (Macapá/AP) e Folha BV (Boa Vista/RR). Acreditamos que investigar o papel da mídia regional no esforço global de conciliar progres...

ver descrição completa

Autor principal: Fernanda Melo Costa
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4658
Resumo:
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar a cobertura jornalística sobre ciência e meio ambiente realizada pelos jornais online Diário do Amapá (Macapá/AP) e Folha BV (Boa Vista/RR). Acreditamos que investigar o papel da mídia regional no esforço global de conciliar progresso e meio ambiente significa contribuir para qualificar o papel dos veículos de comunicação na questão ambiental e melhorar o nível de informação dos cidadãos. Esse esforço toma contornos especiais quando o assunto envolve a Amazônia, uma região de sócio-biodiversidade incomparável e estratégica para o planeta. Esta pesquisa é parte integrante do projeto de pesquisa Jornalismo, Ciência e Meio Ambiente na Amazônia , aprovado no Edital 043/2013 do CNPq e que tem como coordenador o Prof. Dr. Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues (orientador desta proposta de PIBIC). A relevância da pesquisa se ancora na constatação de que pela primeira vez em sua história, a humanidade se depara com a possibilidade de real de suas decisões causarem a sua extinção. O modelo de desenvolvimento econômico baseado nos princípios do capitalismo, adotado pela maioria dos países, pôs em risco a sobrevivência humana no planeta ao promover exploração insustentável dos recursos naturais e ao poluir o ambiente. A consequência mais catastrófica desses dois fatores são as mudanças climáticas globais, que já se manifestam por meio de furacões, grandes estiagens, enchentes, aumento da temperatura, desertificação, extinção de espécies da fauna e da flora e outros fatores igualmente preocupantes.