Relatório de Pesquisa

Estratégias para aprendizagens de crianças com deficiências múltiplas na Educação Infantil

Pesquisar sobre crianças com deficiências múltiplas na Educação Infantil significa adentrar num universo de pesquisa ainda pouco estudado, mas com necessidade e relevância gigantesca para tais sujeitos. Afinal, a garantia de educação não se refere a um serviço de qualidade inferior ou superior para...

ver descrição completa

Autor principal: Larissa da Silva Brito
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4743
id oai:localhost:prefix-4743
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-47432021-12-01T14:11:55Z Estratégias para aprendizagens de crianças com deficiências múltiplas na Educação Infantil Larissa da Silva Brito Joelise Mascarello de Andrade Educação Inclusão Deficiências múltiplas Estratégias curriculares CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Pesquisar sobre crianças com deficiências múltiplas na Educação Infantil significa adentrar num universo de pesquisa ainda pouco estudado, mas com necessidade e relevância gigantesca para tais sujeitos. Afinal, a garantia de educação não se refere a um serviço de qualidade inferior ou superior para esse e aquele sujeito, mas sim, à uma educação de qualidade para todos. O Projeto de Iniciação Científica ESTRATÉGIAS PARA APRENDIZAGENS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL se situa em um universo epistemológico que diz respeito à grande área da Educação. Tal universo de pesquisa, no trabalho que se pretende desenvolver, visa ser explorado com foco no campo da Educação Especial/Inclusiva. Consiste em um adentrar ao universo que propõe visualizar um pouco das possibilidades, interesses, desejos, necessidades e expectativas para crianças com Deficiências Múltiplas na Educação Infantil. Mais especificamente, o estudo investigativo é direcionado para exploração bibliográfica afim de pesquisar e conhecer algumas estratégias de aprendizagens direcionados a este grupo de crianças. Utilizando a dialética, o processo metodológico que se pretende aplicar, desdobrar-se em pesquisa exploratória por meio de pesquisa bibliográfica. Trata-se de uma pesquisa quantiqualitativa, por acreditar que em educação não há possibilidades de se deter somente em aspecto quantitativo. Assim o presente estudo almeja reflexão apartir de bibliografia a ser pesquisada, somada com a coleta de dados do quantitativo de crianças com Deficiências Múltiplas atendidas na Rede Pública de Manaus.. Contemplar conceitos, princípios e estratégias educacionais inclusivas que respondam às necessidades educacionais especiais dos alunos sujeitos da pesquisa, para que venham propiciar em seu desenvolvimento social, afetivo e cognitivo aprendizagens significativas é o que buscar-se-á com a pesquisa em apreço. FAPEAM 2016-09-23T15:48:30Z 2016-09-23T15:48:30Z 2015-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4743 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2014 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Educação
Inclusão
Deficiências múltiplas
Estratégias curriculares
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Educação
Inclusão
Deficiências múltiplas
Estratégias curriculares
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Larissa da Silva Brito
Estratégias para aprendizagens de crianças com deficiências múltiplas na Educação Infantil
topic_facet Educação
Inclusão
Deficiências múltiplas
Estratégias curriculares
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Pesquisar sobre crianças com deficiências múltiplas na Educação Infantil significa adentrar num universo de pesquisa ainda pouco estudado, mas com necessidade e relevância gigantesca para tais sujeitos. Afinal, a garantia de educação não se refere a um serviço de qualidade inferior ou superior para esse e aquele sujeito, mas sim, à uma educação de qualidade para todos. O Projeto de Iniciação Científica ESTRATÉGIAS PARA APRENDIZAGENS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL se situa em um universo epistemológico que diz respeito à grande área da Educação. Tal universo de pesquisa, no trabalho que se pretende desenvolver, visa ser explorado com foco no campo da Educação Especial/Inclusiva. Consiste em um adentrar ao universo que propõe visualizar um pouco das possibilidades, interesses, desejos, necessidades e expectativas para crianças com Deficiências Múltiplas na Educação Infantil. Mais especificamente, o estudo investigativo é direcionado para exploração bibliográfica afim de pesquisar e conhecer algumas estratégias de aprendizagens direcionados a este grupo de crianças. Utilizando a dialética, o processo metodológico que se pretende aplicar, desdobrar-se em pesquisa exploratória por meio de pesquisa bibliográfica. Trata-se de uma pesquisa quantiqualitativa, por acreditar que em educação não há possibilidades de se deter somente em aspecto quantitativo. Assim o presente estudo almeja reflexão apartir de bibliografia a ser pesquisada, somada com a coleta de dados do quantitativo de crianças com Deficiências Múltiplas atendidas na Rede Pública de Manaus.. Contemplar conceitos, princípios e estratégias educacionais inclusivas que respondam às necessidades educacionais especiais dos alunos sujeitos da pesquisa, para que venham propiciar em seu desenvolvimento social, afetivo e cognitivo aprendizagens significativas é o que buscar-se-á com a pesquisa em apreço.
author_additional Joelise Mascarello de Andrade
author_additionalStr Joelise Mascarello de Andrade
format Relatório de Pesquisa
author Larissa da Silva Brito
title Estratégias para aprendizagens de crianças com deficiências múltiplas na Educação Infantil
title_short Estratégias para aprendizagens de crianças com deficiências múltiplas na Educação Infantil
title_full Estratégias para aprendizagens de crianças com deficiências múltiplas na Educação Infantil
title_fullStr Estratégias para aprendizagens de crianças com deficiências múltiplas na Educação Infantil
title_full_unstemmed Estratégias para aprendizagens de crianças com deficiências múltiplas na Educação Infantil
title_sort estratégias para aprendizagens de crianças com deficiências múltiplas na educação infantil
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4743
_version_ 1831969608344535040
score 11.755432