Relatório de Pesquisa

Uso de Altimetria Radar na Determinação de Cotas Fluviométricas: análise comparativa do Rio Jamari (RO) e do Rio Branco (RR)

Esta proposta de iniciação científica pretende caracterizar o regime hidrológico do rio Jamari (RO) que possui seu nível controlado principalmente pela represa de Samuel, e do rio Branco (RR) ainda com seu regime natural, a partir de dados fluviométricos oriundos de estações convencionais (régua ou...

ver descrição completa

Autor principal: Vanessa Cunha Silva
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4766
Resumo:
Esta proposta de iniciação científica pretende caracterizar o regime hidrológico do rio Jamari (RO) que possui seu nível controlado principalmente pela represa de Samuel, e do rio Branco (RR) ainda com seu regime natural, a partir de dados fluviométricos oriundos de estações convencionais (régua ou telemétrica) e oriundos de radar altimétrico. Os dados de cota serão adquiridos da base de dados da ANA e do ORE-HYBAM, e organizados no programa Hydracess. Dados de radar altimétrico das missões TOPEX/POSEIDON, ENVISAT e JASON-1 serão obtidos por meio da criação de estações fluviométricas virtuais, utilizando o programa VALS. Será realizada uma avaliação da acurácia das estimativas altimétricas com base nos dados disponíveis na série histórica analisada. Assim, este projeto de iniciação científica pretende capacitar recursos humanos local sobre a técnica de monitoramento espacial de rios, e contribuir com dois projetos de pesquisa (Projeto IHESA e o Projeto PIRAHIBA), desenvolvidos com a participação de pesquisadores do Laboratório de Potamologia Amazônica (LAPA), do Departamento de Geografia da UFAM, criando estações virtuais sobre esses dois rios, bem como na análise do regime hidrológico destas áreas em estudo.