Relatório de Pesquisa

Avaliação do comportamento espacial da matéria orgânica, agregados e estoque de carbono em áreas sob usos com cacau, café e pastagem na região Sul do Amazonas.

Ações antrópicas sobre os recursos naturais tem ocasionado, problemas ambientais como a emissão de gases de efeito estufa. Os diferentes usos e manejos do solo, especialmente a conversão de ecossistemas naturais em sistemas agrícolas pode provocar alterações significativas na camada orgânica do solo...

ver descrição completa

Autor principal: Romario Pimenta Gomes
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4934
Resumo:
Ações antrópicas sobre os recursos naturais tem ocasionado, problemas ambientais como a emissão de gases de efeito estufa. Os diferentes usos e manejos do solo, especialmente a conversão de ecossistemas naturais em sistemas agrícolas pode provocar alterações significativas na camada orgânica do solo e podendo ser submetidos a características de estoque ou fonte de carbono para atmosfera. Assim o objetivo deste trabalho é avaliar a variabilidade espacial da matéria orgânica, agregados e estoque de carbono em áreas de Terras Pretas Arqueológicas na região Sul do Amazonas. Serão selecionadas três áreas com uso em sistema agrícola nas culturas de cacau, café e pastagem. Nesses locais será delimitada uma malha amostral com espaçamentos de 06 x 10 metros e efetuadas coletas de solo nas profundidades 0,0-0,05, 0,05-0,10, 0,10-0,20 e 0,20-0,30 metros, totalizando 264 pontos amostrais. Serão determinados os teores de matéria orgânica, agregados e estoque de carbono do solo. Os dados serão submetidos às análises estatísticas descritiva e geoestatística.