Relatório de Pesquisa

Distribuição espacial dos atributos químicos em área de Terra Preta Arqueológica sob cultivo de cacau na região de Apuí, AM.

As Terras Pretas Arqueológica (TPA) são solos de uma fertilidade notoriamente superior à grande maioria dos solos típicos da região Amazônica. O estudo sobre as TPAs tem-se intensificado em função das boas características apresentadas por estes solos, como alta concentração de nutrientes (fósforo, c...

ver descrição completa

Autor principal: Roneres Deniz Barbosa
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4991
Resumo:
As Terras Pretas Arqueológica (TPA) são solos de uma fertilidade notoriamente superior à grande maioria dos solos típicos da região Amazônica. O estudo sobre as TPAs tem-se intensificado em função das boas características apresentadas por estes solos, como alta concentração de nutrientes (fósforo, cálcio, magnésio). Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a distribuição espacial dos atributos químicos do solo em área de Terra Preta de Índio sob cultivo de cacau em Apuí, AM. Será realizado o mapeamento de uma malha de 42 x 88 m, com espaçamento regular de 6 x 8 m, nas profundidades de amostragem 0,0-0,05; 0,05-0,10; 0,10-0,20m, totalizando 88 pontos. Serão realizadas análises químicas como: pH em água, Ca, Mg, K, Al trocáveis e P disponível. Os dados serão analisados utilizando-se técnicas estatísticas descritivas e de geoestatística.