Relatório de Pesquisa

Exame físico de enfermagem do adulto: software auto-instrucional

Software educacional é um tipo específico de sistema computacional, onde o principal objetivo é servir de ferramenta para os processos de aprendizagem. Desenvolver um software baseado na metodologia de módulos auto-instrucionais é uma tarefa sofisticada e complexa, além de envolver aspectos de compu...

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Autor principal: WANESSA FERNANDA MACHADO DE FREITAS
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5249
Resumo:
Software educacional é um tipo específico de sistema computacional, onde o principal objetivo é servir de ferramenta para os processos de aprendizagem. Desenvolver um software baseado na metodologia de módulos auto-instrucionais é uma tarefa sofisticada e complexa, além de envolver aspectos de computação e de educação. No âmbito acadêmico, o computador tornou-se uma ferramenta de cunho importantíssimo, sendo usufruída das vantagens que pode oferecer ao ensino, prática, assistência e no gerenciamento da assistência e do cuidado de enfermagem. A pesquisa trata da elaboração de um software voltado ao processo ensino-aprendizagem para o curso de graduação em enfermagem, cujo conteúdo abordado é a propedêutica do exame físico do adulto, modulados na metodologia auto-instrucional computadorizada. OBJETIVO: Elaborar módulos auto-instrucionais de exame físico do adulto na forma de software para serem utilizados como estratégia de ensino na graduação de enfermagem e avaliar o conteúdo desses módulos auto-instrucionais. METOLOGIA: A elaboração e estruturação do conteúdo dos módulos serão construídas na forma auto-instrucional baseado na literatura norteadora do assunto, objetivando o ensino de alunos do curso de graduação em enfermagem. Para sua construção, será utilizada a adaptação do modelo de Price com o desenvolvimento do Programa Instrução Auxiliado pelo Computador (CAI) baseado em três estágios: planejamento, desenvolvimento do conteúdo instrucional e avaliação. O modelo será fundamentado na teoria moderna de aprendizagem de Gagné. O conteúdo será organizado com base na proposta do plano Keller, estruturado no enfoque sistêmico. Estudos aprofundando em questões relativas à aplicabilidade da informática na enfermagem, poderá subsidiar as escolas ao adotarem esta tecnologia em suas atividades didáticas. Buscando integrar a informática ao ensino de enfermagem e colaborar com o desenvolvimento de novas estratégias para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, utilizando os recursos que essa tecnologia oferece.