Relatório de Pesquisa

A educação escolar e o currículo na formação da criança

O currículo oculto é um termo com diferentes conceitos, derivados das diversas formas como a educação é compreendida historicamente, também pode ser entendido como um canalizador de mensagens subliminares, com relevante influência na formação da criança, pois são nos primeiros anos de escola que reg...

ver descrição completa

Autor principal: Ana Paula Diniz Fernandes
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5392
id oai:localhost:prefix-5392
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-53922025-03-10T20:18:21Z A educação escolar e o currículo na formação da criança Ana Paula Diniz Fernandes Maria de Jesus Campos de Souza Belém Educação Currículo Oculto CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O currículo oculto é um termo com diferentes conceitos, derivados das diversas formas como a educação é compreendida historicamente, também pode ser entendido como um canalizador de mensagens subliminares, com relevante influência na formação da criança, pois são nos primeiros anos de escola que regras e valores podem ser incutidos e/ou assimilados pela criança. São elementos do currículo oculto as relações hierárquicas, regras e modos de estruturar o espaço e o tempo escolar, a forma como se distribuem as crianças em turmas, enfim, mensagens implícitas no discurso pedagógico, presente no material didático, indo além do currículo prescrito, constantes no projeto político pedagógico da escola. A finalidade do estudo aqui proposto é compreender quais as mensagens subliminares contidas no currículo prescrito, especialmente no material pedagógico que influenciam significativamente na formação da criança dos anos iniciais, repercutindo na construção de sua identidade. Portanto, consideramos pertinente desenvolver uma pesquisa que esclareça aspectos do currículo oculto, atualmente pouco estudado. Inicialmente, faremos uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo, cuja coleta de dados se dará através de consulta documental e observação de campo. O campo selecionado para o estudo é uma escola municipal, localizada na Zona Centro-Sul da cidade de Manaus. Acreditamos que esta pesquisa contribuirá, significativamente com a reflexão e redimensionamento do currículo escolar, algo, de suma importância para a construção da formação cidadã. Voluntário 2017-05-29T18:57:26Z 2017-05-29T18:57:26Z 2016-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5392 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2015 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Educação
Currículo Oculto
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Educação
Currículo Oculto
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Ana Paula Diniz Fernandes
A educação escolar e o currículo na formação da criança
topic_facet Educação
Currículo Oculto
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O currículo oculto é um termo com diferentes conceitos, derivados das diversas formas como a educação é compreendida historicamente, também pode ser entendido como um canalizador de mensagens subliminares, com relevante influência na formação da criança, pois são nos primeiros anos de escola que regras e valores podem ser incutidos e/ou assimilados pela criança. São elementos do currículo oculto as relações hierárquicas, regras e modos de estruturar o espaço e o tempo escolar, a forma como se distribuem as crianças em turmas, enfim, mensagens implícitas no discurso pedagógico, presente no material didático, indo além do currículo prescrito, constantes no projeto político pedagógico da escola. A finalidade do estudo aqui proposto é compreender quais as mensagens subliminares contidas no currículo prescrito, especialmente no material pedagógico que influenciam significativamente na formação da criança dos anos iniciais, repercutindo na construção de sua identidade. Portanto, consideramos pertinente desenvolver uma pesquisa que esclareça aspectos do currículo oculto, atualmente pouco estudado. Inicialmente, faremos uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo, cuja coleta de dados se dará através de consulta documental e observação de campo. O campo selecionado para o estudo é uma escola municipal, localizada na Zona Centro-Sul da cidade de Manaus. Acreditamos que esta pesquisa contribuirá, significativamente com a reflexão e redimensionamento do currículo escolar, algo, de suma importância para a construção da formação cidadã.
author_additional Maria de Jesus Campos de Souza Belém
author_additionalStr Maria de Jesus Campos de Souza Belém
format Relatório de Pesquisa
author Ana Paula Diniz Fernandes
title A educação escolar e o currículo na formação da criança
title_short A educação escolar e o currículo na formação da criança
title_full A educação escolar e o currículo na formação da criança
title_fullStr A educação escolar e o currículo na formação da criança
title_full_unstemmed A educação escolar e o currículo na formação da criança
title_sort educação escolar e o currículo na formação da criança
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2017
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5392
_version_ 1831969703110639616
score 11.755432