/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Avaliação do perfil de consumo de Gás Natural Veicular no estado do Amazonas em comparação com o consumo nacional
In Amazonas, the growth in the distribution and commercialization of Natural Gas is mainly linked to its use in industries and thermoelectric plants, causing a desire of Natural Gas to be used in automotive vehicles. In this work there is the comparative analysis of the percentage of consumption of...
Autor principal: | Said, Paloma Costa |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5516 |
id |
oai:localhost:prefix-5516 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-55162025-03-10T20:18:45Z Avaliação do perfil de consumo de Gás Natural Veicular no estado do Amazonas em comparação com o consumo nacional Said, Paloma Costa Marques, Suelen Nonata de Souza http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559260T9 Freitas, Ketson Queiroz, Edson Gás Natural Veicular Combustível Alternativo ENGENHARIAS Petróleo - Comércio In Amazonas, the growth in the distribution and commercialization of Natural Gas is mainly linked to its use in industries and thermoelectric plants, causing a desire of Natural Gas to be used in automotive vehicles. In this work there is the comparative analysis of the percentage of consumption of Natural Gas in relation to other opitions. In Brazil, the consumption of VNG is more concentrated in the southern region of the country, leaving the northern region with the lowest index. There are four types of fuels marketed in Brazilian service stations; Gasoline, Ethanol, Diesel and the least used, Vehicular Natural Gas (VNG). For this reason, greater investments are of importance to encourage the use of this energy as an alternative fuel. With its distribution and commercialization it will generate employment and income for the population, leading to a more balanced environment, especially with regard to the Amazon.According to Lobkov; "Air quality and hence population health are very vulnerable to pollutants emitted by vehicles, and those driven by diesel have a large share in such emissions. Therefore, in the case of alternative fuels, it is extremely important to know in detail the impacts of replacing a more polluting fuel, diesel, with theoretically less polluting fuels such as natural gas." No Amazonas, o crescimento da distribuição e comercialização do Gás Natural está vinculado principalmente ao uso em indústrias e termelétricas, deixando a desejar no quesito de utilização de Gás Natural em veículos automotores. Nesse trabalho há a análise comparativa da porcentagem do consumo de Gás Natural Veicular em relação à outros segmentos. No Brasil, o consumo de GNV está mais concentrado na região Sul do país, deixando a região Norte com o menor índice. Há quatro tipos de combustíveis comercializados em postos brasileiros: Gasolina, Etanol, Diesel e o menos utilizado, Gás Natural Veicular (GNV). Em face disto têm-se a importância de maiores investimentos ao incentivo do uso dessa energia como combustível alternativo, que com sua distribuição e comercialização gera emprego e renda para a população, cooperando ademais para um meio ambiente mais equilibrado, principalmente no que tange à Amazônia. De acordo com Lobkov; “A qualidade do ar e, consequentemente, da saúde da população são muito vulneráveis aos poluentes emitidos por veículos, e aqueles movidos a diesel têm uma grande participação em tais emissões. Por isso, em se tratando de combustíveis alternativos é de suma importância conhecer detalhadamente os impactos da substituição de um combustível mais poluente, o diesel, por combustíveis teoricamente menos poluentes, como é o gás natural”. 1 Melhoria no cadastro, muito lento. Não 2018-12-13T14:16:42Z 2018-12-12 2018-12-13T14:16:42Z 2018-12-12 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5516 por [01] ABEGÁS. Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado. Março,2018. Disponível em <https://www.abegas.org.br/Site/?cat=27> Acesso em: 26/03/2018 às 21:00 horas. [02] ALMEIDA; Marília. “Compensa converter seu carro para GNV?” Revista Exame publicado em 6 de Junho de 2018. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/veja-se-compensa-converter-o-seu-carro-para-gnv/> Acesso em: 24/11/2018 às 14:00 horas. [03] ANP. “Cartilha do posto revendedor de combustíveis”. Disponível em: http://www.anp.gov.br/images/publicacoes/cartilhas/Cartilha_Posto_Revendedor_de_Combustiveis_6a_ed.pdf > Julho de 2017. Acesso em 28/11/2018 às 19:00 horas. [04] ALVES; Janaína. “Células combustíveis”, 2012. Disponível em: <http://cnt.org.br/imprensa/noticia/ve%C3%ADculos-eletricos-e-hibridos-buscam-espaco-no-mercado-brasileiro > Acesso em 30/11/2018 às 12:15 horas. [05] COMPANHIA DE GÁS DO AMAZONAS (Brasil). Gráficos de volume comercializado de Gás Natural. Manaus: Setor de comunicação, 2018. [06] CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTE. “Veículos elétricos e híbridos buscam espaço no mercado brasileiro” 2016. Disponível em: <http://cnt.org.br/imprensa/noticia/ve%C3%ADculos-eletricos-e-hibridos-buscam-espaco-no-mercado-brasileiro > Acesso em: 30/11/2018 às 12:00 horas. [07] DIONYSIO, Renata & MEIRELLES, Fátima. “Combustíveis: a química que move o mundo”. Disponível em: <http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/ conteudos/SL_combustiveis.pdf >. Acesso em: 28/11/2018 às 21:00 horas. [08] DANA; Samy. “Simulador online”. Professor da Fundação Getúlio Vargas; 2017. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2016/04/planilha-calcula-se-vale-pena-fazer-conversao-do-carro-para-o-gas-natural.html> Acesso em: 29/11/2018 às 03:00 horas. [09] EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA (EPE). “Balanço Energético Nacional”. Brasília, 2017. Disponível em: <https://ben.epe.gov.br/downloads/Relatorio_Final_BEN_ 2017.pdf> Acesso em: 12/06/20118 às 10:00 horas. [10] ECONOMIA- “Petróleo”. Disponível em: <http://www.amazonialegal.com.br/textos/ economia/Economia_ Petroleo.htm>. Acesso em: 13/11/2018 às 21:00 horas. [11] ESTADÃO. “Motoristas de carros com GNV aproveitam maior demanda por corridas de app”. Disponível em: < https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,motoristas-de-carros-com-gnv-aproveitam-maior-demanda-por-corridas-de-app,70002326843 > (2017). Acesso em: 28/11/2018 às 23:00 horas. [12] EXAME. “Governo evita falar em prazo para fim de crise com caminhoneiros” Disponível em: <https://exame.abril.com.br/brasil/governo-evita-falar-em-prazo-para-fim-de-crise-com-caminhoneiros/ > Acesso em 28/11/2018 às 23:30 horas. [13] FIEAM. “Gás na matriz energética do Amazonas”. Federação das Indústrias do Estado do Amazonas. Manaus, Ago/2013. Disponível em <http://www.fieam.org.br /fieam/2013/08/22/ gas-na-matriz-energetica-doamazonas/>. Acesso em: 18/03/2018 às 21:30 horas. [14] FARIAS; Robson. “Introdução À Química do Petróleo”. Primeira edição, editora Ciência Moderna, 2008. [15] FROTA et al “Avaliação econômica da inserção do gás natural da Amazônia na matriz elétrica da cidade de Manaus, Estado do Amazonas”. Ano 2011. Disponível em: <http://www.swge.inf.br/anais/sbse2012/PDFS/ARTIGOS/96211.PDF>. Acesso em: 28/11/2018 às 21:00 horas. [16] GOLDENSTEIN, Marcelo & AZEVEDO, Rodrigo. “Combustíveis alternativos e inovações no setor automotivo: será o fim da era do petróleo?” Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/2531/1/BS%2023%20Combust%C3%ADvel%20alternativos%20e%20inovações_P.pdf >2006. Acesso em: 29/11/2018 às 22:00 horas. [17] GALDINO; Any. “Carros elétricos no Brasil”. Junho de 2017. Artigo para Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). [18] IANGV BIENNIAL CONGRESS AND EXHIBITION. Buenos Aires, 2004. Clean Transportation for a Livable World “Gas Buses in a Sub- Tropical City”. Brisbane City Council.Austrália. Disponível em: <http://www.iangv.org/default.php?PageID=173>. Acesso em: 20/03/2018 às 23:00 horas. [19] INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS (IPEM). “Gás Natural Veicular” Disponível em: <http://www.ipem.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=141> Acesso em: 13/11/2018 às 21:00 horas. [20] INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. “IBGE revela retrato do Brasil agrário”. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/13719-asi-censo-agro-2006-ibge-revela-retrato do -brasil-agrario> Censo Agro 2006. Acesso em: 13/11/2018 às 23:00 horas. [21] INMETRO. “Portaria de número 155”. 28 de Maio de 2009. Disponível em: < http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC001455.pdf > Acesso em: 07/08/2018 às 20:00 horas. [22] IINSTITUTO MISES BRASIL. “O Pró-Álcool, os carros “flex” e as trágicas consequências da intervenção estatal na nossa gasolina”. Junho, 2018. Disponível em: <https://www.mises.org.br/ Article.aspx?id=2907 > Acesso em: 28/11/2018 às 18:00 horas. [23] LOBKOV, Dmitri. “Análise econômica para a substituição do uso de combustível diesel por GNC no transporte público de passageiros” Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Campinas, SP. Disponível em: <http://repositorio.Unicamp.br/handle/ REPOSIP/ 258235> Acesso em: 10/06/2018 às 23 horas. [24] MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (MMA). “Poluição altera as características da Amazônia”. Disponível em <http://www.mma.gov.br/informma/item/1782-poluicao-altera-as-caracteristicas-da-amazonia> Março, 2004. Acesso em: 10/06/2018 às 22 horas. [25] MME “Ministério de Minas Energia” Disponível em: <http://www.mme.gov.br/ documents/10584/1139260/05.%2BGás%2BNatural%2B%28PDF%29/eb8d65fd-b951-4a7d-9c7d-d17f8bccbd23%3Bjsessionid=892D75CCF7B68DAC2299640553193BEE.srv155> Acesso em:01/10/2018 às 21:00 horas. [26] MINISTÉRIO DE MINAS ENERGIA “Boletim anual de exploração e produção de petróleo e Gás Natural”. Disponível em: http://www.mme.gov.br/documents /10584/2533848/Boletim+Anual+de+Exploração+e+Produção+de+Petróleo+e+Gás+Natural+2016/2b9f3123-cd34-4ce7-aeca-1a4084fd0431;jsessionid=A3456828841B2821484F4F1C1A 365221 .srv155. Ano: 2016. Acesso em: 13/11/2018 às 20:00 horas. [27] POZZAGNOLO, Marcelo. “Análise das emissões de gases em veículos automotores do ciclo Otto” Centro Universitário Univates, Lajado, Junho de 2012. Disponível em: <https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/393/1/MarceloPozzagnolo%20.pdf> Acesso em: 10/06/2018 às 23:30 horas. [28] REGO, Márcio & SANTANA, Sérgio. “Desenvolvimento sustentável em exploração e produção de petróleo e gás na Amazônia Brasileira – estudo de caso Petrobras”. Mestrandos em Sistemas de Gestão (UFF) . Niterói, RJ. [29] SAID, Paloma. “Avaliação do perfil de consumo de Gás Natural Veicular no Estado do Amazonas em comparação ao consumo nacional.” Artigo apresentado ao congresso internacional Rio Oil and Gas, Rio de Janeiro. Setembro de 2018. [30] SULGÁS. “Simulador” < http://www.sulgas.rs.gov.br/sulgas/veicular/simulador-veicular > Acesso em: 28/11/2018 às 23:00 horas. [31] TASSI, Ricardo; TANAKA, Gustavo; MAGGIONI, Rodrigo & MAZZIERO, Renato. “Estudo da viabilidade ecológica e financeira da substituição do diesel por GNV para a frota de caminhões e ônibus em Campinas”. Faculdade de engenharia mecânica. Unicamp, SP. Disponível em: <http://sistemas.ib.unicamp. br/be310/nova/index.php/be310 /article /viewFile /69/45> Acesso em: 11/06/20118 às 20:00 horas. [32] VAZ, Célio Eduardo Matias; MAIA, João Luiz Ponce & SANTOS, Walmir Gomes. “Tecnologia da indústria do Gás Natural”. São Paulo: Editora Blucher, 2008. Acesso Aberto UFAM Universidade Federal do Amazonas Brasil Faculdade de Tecnologia - Departamento de Engenharia de Petróleo e Gás Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Gás Natural Veicular Combustível Alternativo ENGENHARIAS Petróleo - Comércio |
spellingShingle |
Gás Natural Veicular Combustível Alternativo ENGENHARIAS Petróleo - Comércio Said, Paloma Costa Avaliação do perfil de consumo de Gás Natural Veicular no estado do Amazonas em comparação com o consumo nacional |
topic_facet |
Gás Natural Veicular Combustível Alternativo ENGENHARIAS Petróleo - Comércio |
description |
In Amazonas, the growth in the distribution and commercialization of Natural Gas is mainly linked to its use in industries and thermoelectric plants, causing a desire of Natural Gas to be used in automotive vehicles. In this work there is the comparative analysis of the percentage of consumption of Natural Gas in relation to other opitions. In Brazil, the consumption of VNG is more concentrated in the southern region of the country, leaving the northern region with the lowest index. There are four types of fuels marketed in Brazilian service stations; Gasoline, Ethanol, Diesel and the least used, Vehicular Natural Gas (VNG). For this reason, greater investments are of importance to encourage the use of this energy as an alternative fuel. With its distribution and commercialization it will generate employment and income for the population, leading to a more balanced environment, especially with regard to the Amazon.According to Lobkov; "Air quality and hence population health are very vulnerable to pollutants emitted by vehicles, and those driven by diesel have a large share in such emissions. Therefore, in the case of alternative fuels, it is extremely important to know in detail the impacts of replacing a more polluting fuel, diesel, with theoretically less polluting fuels such as natural gas." |
author_additional |
Marques, Suelen Nonata de Souza |
author_additionalStr |
Marques, Suelen Nonata de Souza |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Said, Paloma Costa |
title |
Avaliação do perfil de consumo de Gás Natural Veicular no estado do Amazonas em comparação com o consumo nacional |
title_short |
Avaliação do perfil de consumo de Gás Natural Veicular no estado do Amazonas em comparação com o consumo nacional |
title_full |
Avaliação do perfil de consumo de Gás Natural Veicular no estado do Amazonas em comparação com o consumo nacional |
title_fullStr |
Avaliação do perfil de consumo de Gás Natural Veicular no estado do Amazonas em comparação com o consumo nacional |
title_full_unstemmed |
Avaliação do perfil de consumo de Gás Natural Veicular no estado do Amazonas em comparação com o consumo nacional |
title_sort |
avaliação do perfil de consumo de gás natural veicular no estado do amazonas em comparação com o consumo nacional |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2018 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5516 |
_version_ |
1831969710645706752 |
score |
11.755432 |