Trabalho de Conclusão de Curso

Noções básicas sobre derivadas para interpretação geométrica da função quadrática: uma proposta para o ensino médio

The present work aims to understand how the intuitive knowledge of derivatives can contribute to the geometric interpretation of the quadratic function in secondary education. As a methodology, the descriptive-exploratory approach with intervention was chosen, that is, it is vital to use questionnai...

ver descrição completa

Autor principal: Aguiar, Edem Cordeiro de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5653
id oai:localhost:prefix-5653
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-56532025-03-10T20:21:21Z Noções básicas sobre derivadas para interpretação geométrica da função quadrática: uma proposta para o ensino médio Aguiar, Edem Cordeiro de Péricles Vale Alves 1264414 http://lattes.cnpq.br/5051531872859490 Santos, Luis Anderson de Morais http://lattes.cnpq.br/7073867455605427 Feitosa Júnior, Adalcir Araújo http://lattes.cnpq.br/3792211655145953 Função Quadrática Interpretação Geométrica Derivadas GeoGebra CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Matemática - Estudo e ensino Matemática - Ensino médio Funções (Matemática) The present work aims to understand how the intuitive knowledge of derivatives can contribute to the geometric interpretation of the quadratic function in secondary education. As a methodology, the descriptive-exploratory approach with intervention was chosen, that is, it is vital to use questionnaires with open and closed questions and regencies. In the first questionnaire one can verify the level of the class with respect to the concept of function and from it, to govern the way of the approach in room. With the second questionnaire, after the intervention in the classroom with the regencies, one can verify the degree of comprehension of the concepts approached in the research, as well as the acceptance of the method used to study the geometric interpretation of the quadratic function, different from the method, usually used at this stage of academic life. Therefore, with the obtained results, we advocate that this method, besides being powerful in the geometric interpretation, was totally accepted by the group that participated in the action employed by this research. A matemática é uma ciência ampla em conceitos fundamentais que embasam teorias capazes, por exemplo, de gerar inovações tecnológicas para benefício e evolução da sociedade. O presente trabalho tem como objetivo, compreender como o conhecimento intuitivo de derivadas pode contribuir na interpretação geométrica da função quadrática no ensino médio. Como metodologia, optou-se pela abordagem descritivo-exploratória com intervenção, isto é, é vital lançar mão da aplicação de questionários com questões abertas e fechadas e regências. No primeiro questionário pode-se verificar o nível da turma com respeito ao conceito de função e a partir dele, regrar a maneira da abordagem em sala. Com o segundo questionário, após a intervenção em sala de aula com as regências, pode-se constatar o grau de compreensão dos conceitos abordados na pesquisa, bem como a aceitação do método utilizado para estudar a interpretação geométrica da função quadrática, distinto do método, geralmente, usado nesta etapa da vida acadêmica. Portanto, com os resultados obtidos, advogamos que este método, além de poderoso na interpretação geométrica, teve total aceitação pela turma que participou da ação empregada por esta pesquisa. 2 Não 2019-08-07T19:35:32Z 2019-07-20 2019-08-07T19:35:32Z 2019-06-28 2019-06-28 Trabalho de Conclusão de Curso AGUIAR, Edem Cordeiro de. Noções básicas sobre derivadas para interpretação geométrica da função quadrática: uma proposta para o ensino médio. 2019. 40 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-Am, 2019. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5653 por Acesso Aberto Brasil Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente Humaitá Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Humaitá
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Função Quadrática
Interpretação Geométrica
Derivadas
GeoGebra
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Ensino médio
Funções (Matemática)
spellingShingle Função Quadrática
Interpretação Geométrica
Derivadas
GeoGebra
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Ensino médio
Funções (Matemática)
Aguiar, Edem Cordeiro de
Noções básicas sobre derivadas para interpretação geométrica da função quadrática: uma proposta para o ensino médio
topic_facet Função Quadrática
Interpretação Geométrica
Derivadas
GeoGebra
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Ensino médio
Funções (Matemática)
description The present work aims to understand how the intuitive knowledge of derivatives can contribute to the geometric interpretation of the quadratic function in secondary education. As a methodology, the descriptive-exploratory approach with intervention was chosen, that is, it is vital to use questionnaires with open and closed questions and regencies. In the first questionnaire one can verify the level of the class with respect to the concept of function and from it, to govern the way of the approach in room. With the second questionnaire, after the intervention in the classroom with the regencies, one can verify the degree of comprehension of the concepts approached in the research, as well as the acceptance of the method used to study the geometric interpretation of the quadratic function, different from the method, usually used at this stage of academic life. Therefore, with the obtained results, we advocate that this method, besides being powerful in the geometric interpretation, was totally accepted by the group that participated in the action employed by this research.
author_additional Péricles Vale Alves
author_additionalStr Péricles Vale Alves
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Aguiar, Edem Cordeiro de
title Noções básicas sobre derivadas para interpretação geométrica da função quadrática: uma proposta para o ensino médio
title_short Noções básicas sobre derivadas para interpretação geométrica da função quadrática: uma proposta para o ensino médio
title_full Noções básicas sobre derivadas para interpretação geométrica da função quadrática: uma proposta para o ensino médio
title_fullStr Noções básicas sobre derivadas para interpretação geométrica da função quadrática: uma proposta para o ensino médio
title_full_unstemmed Noções básicas sobre derivadas para interpretação geométrica da função quadrática: uma proposta para o ensino médio
title_sort noções básicas sobre derivadas para interpretação geométrica da função quadrática: uma proposta para o ensino médio
publisher Brasil
publishDate 2019
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5653
_version_ 1831969732185554944
score 11.755432