Trabalho de Conclusão de Curso

Acesso e permanência de estudantes negras no IEAA

The Course Conclusion Paper - TCC, entitled Access and permanence of black students at IEAA is linked to the Pedagogy course at the Institute of Education, Agriculture and Environment - IEAA / UFAM. This is an offshoot of the Scientific Initiation Research conducted between 2018 and 2019, whose obje...

ver descrição completa

Autor principal: Jusciléia Florêncio dos Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5713
id oai:localhost:prefix-5713
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-57132025-03-10T20:19:28Z Acesso e permanência de estudantes negras no IEAA Access and permanence of black students in IEAA Jusciléia Florêncio dos Santos Maria Isabel Alonso Alves http://lattes.cnpq.br/1157608326062043 Ana Cláudia Fernandes Nogueira http://lattes.cnpq.br/0482589931036956 Alencar, Simône de Oliveira http://lattes.cnpq.br/7794947874682417 https://orcid.org/0000-0001-7751-0680 Mulher Ensino superior Acesso Permanência Estudante negra CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Negras - Educação (Superior) The Course Conclusion Paper - TCC, entitled Access and permanence of black students at IEAA is linked to the Pedagogy course at the Institute of Education, Agriculture and Environment - IEAA / UFAM. This is an offshoot of the Scientific Initiation Research conducted between 2018 and 2019, whose objective was to investigate the way black women / students from the Federal University of Amazonas - UFAM / IEAA are narrated about their identities and differences, taking into account However, gender issues, however, aim to investigate the access and permanence of black students in the IEAAA. The methodological aspects are supported by qualitative research in education (LUDQUE and ANDRÉ, 2013), with a view to the narrative interview (SILVEIRA, 2007). We highlight Woodward (2013), Queiroz (2004) Dantas (2012) and Silva (2013), among other authors who supported the theoretical discussions. The results show that, despite affirmative public policies, black students from the IEAA resist using this right to higher education, as this is a channel of access to the university, viewed socially in a prejudiced manner. By opting for broad competition in IEAA vacancies, these students show some resistance and empowerment of black women, allowing them to place themselves on a level playing field in their access to public higher education, narrated by them, as a source of pride. O Trabalho de Conclusão de Curso TCC, intitulado AAcesso e permanência de estudantes negras no IEAA encontra-se vinculado ao curso de Pedagogia no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA/UFAM. Trata se de um desdobramento da Pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida entre 2018 e 2019, cujo objetivo foi investigar a forma como se narram as mulheres/estudantes negras da Universidade Federal do Amazonas – UFAM/IEAA sobre suas identidades e diferenças, levando em consideração as questões de gênero, entretanto, o desdobramento em questão tem o objetivo de investigar o acesso e permanência das estudantes negras no IEAAA. Os aspectos metodológicos estão amparados na pesquisa qualitativa em educação (LUDQUE e ANDRÉ, 2013), com vistas na entrevista narrativa (SILVEIRA, 2007). Destacamos Woodward (2013), Queiroz (2004) Dantas (2012) e Silva (2013), entre outros autores e autoras que deram apoio para as discussões teóricas. Os resultados apontam que, apesar de existirem políticas públicas afirmativas, as estudantes negras do IEAA resistem em fazer uso desse direito ao acesso ao nível superior, por ser, este canal de acesso à universidade, visto socialmente de forma preconceituosa. Ao optarem pela concorrência ampla de vagas no IEAA, estas estudantes mostram certa resistência e empoderamento da mulher negra, permitindo que estas se coloquem em um patamar de igualdade no acesso ao curso superior público, narrado pelas mesmas, como motivo de orgulho. 5 Enviar para o e-mail um comprovante de que o trabalho depositado está no fluxo e que levará algumas horas para ficar disponível no RI. Sim 2019-12-16T13:52:52Z 2019-12-12 2019-12-16T13:52:52Z 2019-11-25 Trabalho de Conclusão de Curso SANTOS, Jusciléia Florêncio dos. Acesso e permanência de estudantes negras no IEAA. 2019. 57 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2019. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5713 por Acesso Aberto Brasil Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente Humaitá Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Mulher
Ensino superior
Acesso
Permanência
Estudante negra
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Negras - Educação (Superior)
spellingShingle Mulher
Ensino superior
Acesso
Permanência
Estudante negra
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Negras - Educação (Superior)
Jusciléia Florêncio dos Santos
Acesso e permanência de estudantes negras no IEAA
topic_facet Mulher
Ensino superior
Acesso
Permanência
Estudante negra
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Negras - Educação (Superior)
description The Course Conclusion Paper - TCC, entitled Access and permanence of black students at IEAA is linked to the Pedagogy course at the Institute of Education, Agriculture and Environment - IEAA / UFAM. This is an offshoot of the Scientific Initiation Research conducted between 2018 and 2019, whose objective was to investigate the way black women / students from the Federal University of Amazonas - UFAM / IEAA are narrated about their identities and differences, taking into account However, gender issues, however, aim to investigate the access and permanence of black students in the IEAAA. The methodological aspects are supported by qualitative research in education (LUDQUE and ANDRÉ, 2013), with a view to the narrative interview (SILVEIRA, 2007). We highlight Woodward (2013), Queiroz (2004) Dantas (2012) and Silva (2013), among other authors who supported the theoretical discussions. The results show that, despite affirmative public policies, black students from the IEAA resist using this right to higher education, as this is a channel of access to the university, viewed socially in a prejudiced manner. By opting for broad competition in IEAA vacancies, these students show some resistance and empowerment of black women, allowing them to place themselves on a level playing field in their access to public higher education, narrated by them, as a source of pride.
author_additional Maria Isabel Alonso Alves
author_additionalStr Maria Isabel Alonso Alves
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Jusciléia Florêncio dos Santos
title Acesso e permanência de estudantes negras no IEAA
title_short Acesso e permanência de estudantes negras no IEAA
title_full Acesso e permanência de estudantes negras no IEAA
title_fullStr Acesso e permanência de estudantes negras no IEAA
title_full_unstemmed Acesso e permanência de estudantes negras no IEAA
title_sort acesso e permanência de estudantes negras no ieaa
publisher Brasil
publishDate 2019
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5713
_version_ 1831969742376665088
score 11.755432