Trabalho de Conclusão de Curso

A trajetória acadêmica e os desafios dos alunos indígenas no ensino superior no município de Humaitá – AM

In the last few years there has been a significant increase in the enrollment of indigenous students in Brazilian public universities, this increase has been enhanced by the policy of affirmative actions, which have enabled the access of indigenous students to higher education. This work aims to ana...

ver descrição completa

Autor principal: Bernardo, Alberlândia de Lima
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5845
id oai:localhost:prefix-5845
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-58452025-03-10T20:30:11Z A trajetória acadêmica e os desafios dos alunos indígenas no ensino superior no município de Humaitá – AM Bernardo, Alberlândia de Lima Medeiros, Adriana Francisca de http://lattes.cnpq.br/5650581779742116 Nogueira, Eulina Maria Leite http://lattes.cnpq.br/7518673342621764 Gonçalves, Angela Maria Indígenas Universidade Ações afirmativas Educação CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Estudantes indígenas Indígenas - Educação In the last few years there has been a significant increase in the enrollment of indigenous students in Brazilian public universities, this increase has been enhanced by the policy of affirmative actions, which have enabled the access of indigenous students to higher education. This work aims to analyze the academic trajectory and the challenges that indigenous students face when they leave their villages to attend an undergraduate course at a university. We start from the assumption that after centuries of contact and domination, these peoples decided to appropriate the scientific knowledge to solve the daily problems arising after contact. Our research seeks to understand these issues from the life stories of indigenous students enrolled in undergraduate courses at UFAM and UEA in the municipality of Humaitá - AM. The data showed, among other things, that the financial aspect is one of the biggest challenges in the journey of students who leave their villages to study in urban centers. Nos últimos anos observa-se um aumento expressivo de matrículas de alunos indígenas nas universidades públicas brasileiras, esse aumento foi potencializado pela política de ações afirmativas, que possibilitaram o acesso dos alunos indígenas ao ensino superior. Este trabalho objetiva analisar a trajetória acadêmica e os desafios que os estudantes indígenas enfrentam ao sair de suas aldeias para cursarem uma graduação em uma universidade. Partimos do pressuposto que após séculos de contato e dominação, estes povos decidiram se apropriar dos saberes científicos para resolverem os problemas do cotidiano advindos pós-contato. Nossa pesquisa busca entender essas questões a partir das histórias de vida dos estudantes indígenas matriculados nos cursos de graduação da UFAM e da UEA no município de Humaitá - AM. Os dados evidenciaram entre outras coisas, que o aspecto financeiro é um dos maiores desafios na jornada dos estudantes que saem de suas aldeias para estudar nos centros urbanos. 5 Ter porcentagem de conclusão durante processo de auto-arquivamento. Sim 2021-01-14T17:43:58Z 2021-01-13 2021-01-14T17:43:58Z 2020-12-03 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5845 por Acesso Aberto Brasil Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA Humaitá (AM) Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Indígenas
Universidade
Ações afirmativas
Educação
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Estudantes indígenas
Indígenas - Educação
spellingShingle Indígenas
Universidade
Ações afirmativas
Educação
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Estudantes indígenas
Indígenas - Educação
Bernardo, Alberlândia de Lima
A trajetória acadêmica e os desafios dos alunos indígenas no ensino superior no município de Humaitá – AM
topic_facet Indígenas
Universidade
Ações afirmativas
Educação
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Estudantes indígenas
Indígenas - Educação
description In the last few years there has been a significant increase in the enrollment of indigenous students in Brazilian public universities, this increase has been enhanced by the policy of affirmative actions, which have enabled the access of indigenous students to higher education. This work aims to analyze the academic trajectory and the challenges that indigenous students face when they leave their villages to attend an undergraduate course at a university. We start from the assumption that after centuries of contact and domination, these peoples decided to appropriate the scientific knowledge to solve the daily problems arising after contact. Our research seeks to understand these issues from the life stories of indigenous students enrolled in undergraduate courses at UFAM and UEA in the municipality of Humaitá - AM. The data showed, among other things, that the financial aspect is one of the biggest challenges in the journey of students who leave their villages to study in urban centers.
author_additional Medeiros, Adriana Francisca de
author_additionalStr Medeiros, Adriana Francisca de
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Bernardo, Alberlândia de Lima
title A trajetória acadêmica e os desafios dos alunos indígenas no ensino superior no município de Humaitá – AM
title_short A trajetória acadêmica e os desafios dos alunos indígenas no ensino superior no município de Humaitá – AM
title_full A trajetória acadêmica e os desafios dos alunos indígenas no ensino superior no município de Humaitá – AM
title_fullStr A trajetória acadêmica e os desafios dos alunos indígenas no ensino superior no município de Humaitá – AM
title_full_unstemmed A trajetória acadêmica e os desafios dos alunos indígenas no ensino superior no município de Humaitá – AM
title_sort trajetória acadêmica e os desafios dos alunos indígenas no ensino superior no município de humaitá – am
publisher Brasil
publishDate 2021
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5845
_version_ 1831969761565605888
score 11.755432