Trabalho de Conclusão de Curso

Relações Públicas e Marketing Digital: análise das estratégias utilizadas pela FOP Company e Reformando Camiseteria no Instagram

Due to the COVID-19 pandemic, the digital world has developed exponentially and has transformed the way the market works. Given the growth of virtual companies on Instagram since 2020, there was a need to study how Public Relations and Digital Marketing can be used in this context. Thus, this...

ver descrição completa

Autor principal: Pinto, Hanna Victória Assante
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6049
id oai:localhost:prefix-6049
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-60492025-03-10T20:37:51Z Relações Públicas e Marketing Digital: análise das estratégias utilizadas pela FOP Company e Reformando Camiseteria no Instagram Pinto, Hanna Victória Assante Gomes Júnior, Jonas da Silva http://lattes.cnpq.br/4613112222352174 Rocha, Israel de Jesus Tropiano, André Luis Cardoso Relações Públicas Marketing Digital Instagram Empreendedorismo Digital CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Marketing na Internet Due to the COVID-19 pandemic, the digital world has developed exponentially and has transformed the way the market works. Given the growth of virtual companies on Instagram since 2020, there was a need to study how Public Relations and Digital Marketing can be used in this context. Thus, this research aims to discuss the role of Public Relations and Digital Marketing in digital companies, analyzing the strategies used by FOP Company and Reformando Camiseteria on Instagram. In addition, the current work has the nature of exploratory basic research, with a qualitative approach and the procedure used bibliographical research and case study, as well as content analysis. Thus, it was possible to observe that companies, despite being present in the online environment, still do not efficiently use PR and Digital Marketing strategies. Therefore, this research allows micro-entrepreneurs to have in-depth knowledge about the strategies needed to act in the digital, showing in a clear and dynamic way the benefits of acting strategically. Devido à pandemia do COVID-19, o mundo digital se desenvolveu exponencialmente e transformou a forma como o mercado funciona. Tendo em vista o crescimento de empresas digitais no Instagram desde 2020, houve a necessidade de estudar sobre como as Relações Públicas e o Marketing Digital podem ser utilizados nesse contexto. Dessa forma, essa pesquisa tem como objetivo geral discutir o papel das Relações Públicas e do Marketing Digital em empresas virtuais, analisando as estratégias utilizadas pela FOP Company e Reformando Camiseteria no Instagram. Além disso, o atual trabalho tem como natureza a pesquisa básica exploratória, com abordagem qualitativa e no procedimento foram utilizados a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, bem como a análise de conteúdo. Desse modo, foi possível observar que as empresas, apesar de estarem presentes no meio online, ainda não utilizam de forma eficiente as estratégias de RP e de Marketing Digital. Logo, essa pesquisa permite com que microempreendedores tenham um conhecimento aprofundado sobre as estratégias necessárias para atuarem no digital, mostrando de maneira clara e dinâmica os benefícios de agir estrategicamente. 4 Sim 2021-12-21T01:51:09Z 2021-12-09 2021-12-21T01:51:09Z 2021-12-03 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6049 por ALMEIDA, Sueli Sales. Estratégias de Inbound Marketing em Uma Indústria 3.0. Gepros: Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Bauru, v. 14, n. 3, p. 1-13, 1 jan. 2019. Disponível em: https://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros/article/view/2527. Acesso em: 13 set. 2021. ALTAF, Joyce Gonçalves et al. O uso do instagram como ferramenta de marketing de relacionamento: o caso da bom brasileiro. Vianna Sapiens: Revista das Faculdades Integradas Vianna Júnior, Juiz de Fora, v. 10, n. 1, p. 178-209, jan. 2019. Disponível em: https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/578/319. Acesso em: 30 set. 2021. ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Para entender relações públicas. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2001. ANDRADE, Diego Perboni de; RAUPP, Luciane Maria Wagner. Da teoria à prática: as habilidades e competências de relações públicas aplicadas ao desenvolvimento de liderança. Icom: Informação e comunicação, Taquara, v. 1, n. 1, p. 147-172, 2018. Disponível em: http://seer.faccat.br/index.php/ricom/article/view/1042/629. Acesso em: 11 ago. 2021. AUGUSTO, Marion Neves; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo de. Marketing de Relacionamento: a gestão do relacionamento e suas ferramentas para fidelização de clientes. Educação, Gestão e Sociedade: revista da Faculdade Eça de Queirós, São Bernardo do Campo, v. 18, n. 5, jun. 2015. Disponível em: http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170509161603.pdf. Acesso em: 13 set. 2021. BALDISSERA, Rudimar. Estratégia, comunicação e Relações Públicas. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO, 24., 2001, Campo Grande. Anais [...] .Campo Grande: Intercom, 2001. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP5BALDISSERA.PDF. Acesso em: 09 ago. 2021. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BARRETO, I. F.; CRESCITELLI, E. Marketing de relacionamento: como implantar e avaliar resultados. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. BASTOS, Rafaela Giovanni Magalhães; MARTINS, Tiago Costa. O Relações Públicas como data translator: a profissão no contexto do Big Data. Revista ECCOM: Educação, cultura e comunicação, SP, v. 12, ed. 23, p. 514-525, 1 jan. 2021. BOYD, Danah; ELLISON, Nicole. Social Network Sites: Definition, History, andScholarship. Journalof Computer-Mediated Communication, n.13, p. 210230, 2008. Disponível em http://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1083- 6101.2007.00393.x?scrollTo=references& Acesso em: 30 set. de 2021. BRAULIO, Diogo Ferreira de Almeida. A chegada do Inbound Marketing ao mercado brasileiro. 2019. 141 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Gestão da Economia Criativa, Escola Superior de Propaganda e Marketing, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://tede2.espm.br/bitstream/tede/368/2/BRAULIO%2C%20Diogo%20Ferreira%2 0de%20Almeida.%20A%20chegada%20do%20inbound%20marketing%20ao%20m ercado%20brasileiro_08ago2019.pdf. Acesso em: 13 set. 2021. BREYER, Viviane Dutra. Articulações entre comunicação organizacional, Search EngineOptimization (SEO) e busca por visibilidade no Google. In: 43° CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 43., 2020, Modalidade Virtual. Anais [...] .Modalidade Virtual: Intercom, 2020. Disponível em: http://www.intercom.org.br/sis/eventos/2020/resumos/R15-1811-1.pdf. Acesso em: 13 set. 2021. BROOM, Glen; SHA, Bey-Ling. CutlipandCenter’seffectivepublicrelations. 11ª ed. New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2012. BUENO, Laís. Fazendo Relações Públicas na era digital. In: CHAMUSCA, Marcelo; CARVALHAL, Márcia. Relações Públicas digitais: O pensamento nacional sobre o processo de relações públicas interfaceado pelas tecnologias digitais. Salvador, BA: Edições VNI, 2010. CALIL, Adriélly. Inbound Marketing: estratégias práticas para empresas e projetos. São Paulo: Editora Casa, 2019. CAMOSSI, Gustavo; LUZ, Larissa Pavarini da. Estratégias de Marketing Digital nos Buscadores de Pesquisa. E-F@Tec, Garça, v. 9, n. 1, 11 maio 2019. Disponível em: https://fatecgarca.edu.br/ojs/index.php/efatec/article/view/173/152. Acesso em: 13 set. 2021. CANTO, Luana Costa do; CORSO, Kathiane Benedetti. Marketing na Era Digital: Um Estudo Sobre o Uso da Rede Social Facebook por Pequenos Empreendedores. InternationalJournalof Business & Marketing, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 8–111, 2017. CARACTERISTICAS DE LA WEB 3. Disponível em: <http://datateca.unad.edu.co/cont enidos/MDL000/ContenidoTelematica/caractersticas_de_la_ web_30.html>. Acesso em: 10 de junho de 2021. CARDOSO, Kahuê Souza; MENOSSI, Mariana Soila; FERNANDES, Vinícius dos Santos. Marketing de Otimização de Busca. 2010. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem, Marília, 2010.Disponível em: http://www.univem.edu.br/servico/aplicativos/mestrado_dir/dissertacoes/MARKETIN G_DE_OTIMIZA%C7%C3O_DE_BUSCA_1206_pt.pdf. Acesso em: 13 set. 2021 CARISSIMI, João. Reflexões sobre os processos organizacionais utilizados pelo Relações Públicas na construção da imagem organizacional. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO, 24., 2001, Campo Grande. Anais [...] .Campo Grande: Intercom, 2001. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/10189535249715094408923097067231966 7275.pdf. Acesso em: 09 ago. 2021. CARLOMAGNO, M; ROCHA, L. Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, v.7, n.1, 2016. CLARO, Danny P. Marketing de relacionamento: conceitos e desafios para o sucesso do negócio. São Paulo: Insper-IBMEC, 2006. 20 p. CORREIA, Carolina Vitória de Oliveira. Relações públicas estratégicas: mapeamento de públicos. 2012. 71 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Social - Relações Públicas, Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3yzCUW0. Acesso em: 09 ago. 2021. COSTA, Lucas Mendes da; DIAS, Michele Mendes da Silva; SANTOS, Ewerton Andrade dos; ISHII, Alice KazumiShigetomo; SA, Jose Alberto Silva de. A evolução do marketing digital: uma estratégia de mercado. In: XXXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 35., 2015, Fortaleza. Anais [...] .Fortaleza: Abepro, 2015. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_212_259_27165.pdf. Acesso em: 08 set. 2021. COSTA, Ricardo Nuno Martins. Estratégia empresarial de produtos e parcerias no mercado nacional de marketing digital. 2014. 50 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Serviços e Gestão, Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Porto, 2014. Disponível em: https://repositorio- aberto.up.pt/bitstream/10216/88891/2/32563.pdf. Acesso em: 07 set. 2021. COSTA, Suellen Alves da. O perfil do empreendedor digital nas redes sociais. 2020. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Administração, Centro Universitário Christus - Unichristus, Fortaleza, 2020. Disponível em: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1099. Acesso em: 05 out. 2021. COUSILLAS, Tara Suárez. Evolucióndel marketing 1.0 al 4.0. Redmarka: revista académica de marketing aplicado, Coruña, v. 1, n. 22, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6748137. Acesso em: 07 set. 2021. COUTINHO, C. P.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. Blog e wiki: os futuros professores e as ferramentas da web 2.0. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA – SIIE’2007, 9., 2007, Porto, Portugal. Actas...2007. Porto, 2007, p. 199-204. Disponível em: < https://repositorium.sdum.uminho.pt/ bitstream/1822/7358/1/ Com%20SIIE.pdf>. Acesso em: 11 de junho de 2021. DATATECA. Disponível em: <http://datateca.unad.edu.co/contenidos/MDL000/ContenidoTelematica/caracterstica s_de_la_web_30.html>. Acesso em: 10 de junho de 2021. DINIZ, Bruna Aparecida; VALDISSER, Cassio Raimundo. Os 4P´s de Marketing com foco na comunicação: um estudo de caso na academia alpha. Getec: Gestão Tecnologia e Ciências, Monte Carmelo, v. 7, n. 18, 2018. Disponível em: https://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/getec/article/view/1496. Acesso em: 07 set. 2021. FAVARIN, Aurélio. Comunicação Dialógica da era 2.0 como oportunidade para as Relações Públicas. IN:CHAMUSCA, Marcelo; CARVALHAL, Márcia. Relações Públicas digitais: O pensamento nacional sobre o processo de relações públicas interfaceado pelas tecnologias digitais. Salvador, BA: Edições VNI, 2010. p. 232- 252. FERRARI, Maria Aparecida. Relações Públicas: motivos para praticá-las. ORGANICOM, São Paulo, ano 6, ed. 10/11, 2009. FRANÇA, Fábio. Públicos: como identificá-los em nova visão estratégica: business relationship. 3 ed. São Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, 2012. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007. GOMES, Marília; KURY, Glaura. A Evolução do Marketing para o Marketing 3.0: O Marketing de Causa. In: XV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 15, 2013, Mossoró. Anais [...]. Mossoró: Intercom, 2013. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2013/resumos/R37- 0945-1.pdf. GRUNIG, James E. A função das relações públicas na administração e sua contribuição para a efetividade organizacional e societal. Trad. de John Franklin Arce. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: Póscom-Umesp, a. 24, n. 39, p. 67-92, 1o. sem. 2003. HUNOLD, Isabela Rodrigues Antonio. A importância do plano de contingência no gerenciamento de uma crise de imagem em Relações Públicas. 2017. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Social - Relações Públicas, Centro de Ciências da Educação e Comunicação, Universidade Católica de Santos, Santos, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2Xe3fv9. Acesso em: 09 ago. 2021. JOÃO, Rodrigo Manuel Afonso. As competências de um relações públicas na Era Digital. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Gestão Estratégica das Relações Públicas, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/11386. Acesso em: 09 ago. 2021. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. Tradução de Sônia Midori Yamamoto. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003. LATTIMORE , Dan et al.Relações Públicas: profissão e prática. Porto Alegre: AMGH, 2011. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. LOPES, Bruno Rodrigues. O uso das mídias sociais digitais como plataforma de atendimento ao consumidor: características do sac 2.0. 2016. 41 f. Monografia (Especialização) - Curso de Gestão Estratégica da Informação, Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD- AFAMTP/1/tcc_bruno_final.pdf. Acesso em: 30 set. 2021. LOPES , Valéria de Siqueira Castro. O relações-públicas como gestor da imagem e a importância da mensuração dos resultados em Comunicação Corporativa. ORGANICOM: Avaliação e Mensuração em Comunicação Organizacional, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 73-95, 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138882. Acesso em: 09 ago. 2021. MESQUITA FILHO, Jovair José. Os diversos tipos de marketing como estratégica do marketing esportivo: estudo de caso do Goiás Esporte Clube. 2018. 86 f. TCC (Graduação) - Curso de Publicidade e Propaganda, Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/971/o/jovair.pdf. Acesso em: 07 set. 2021. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002. MONTEIRO, Plínio Rafael Reis. Gestão de Marketing. Belo Horizonte: SEBRAE Minas, 2017. MORENO, Romário de Lima. Empreendedorismo digital: desafios da utilização do Ebusiness. 2015. 40 F. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Cursode , Administração, Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015. Disponível em: https://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/886. Acesso em: 05 out. 2021. MACHADO, J., MÜLLER, F.O., BARICHELLO, E.M.R.Estratégias contemporâneas de relações públicas em mídias digitais. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação, [s. l.], ano 4, ed. 2, Fevereiro 2011. MARTA, Dário António Nunes. Relações Públicas da Polícia de Segurança Pública: política comunicacional da imagem institucional. 2014. 73 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciências Policiais, Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, Lisboa, 2014. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/15341. Acesso em: 09 ago. 2021. NASCIMENTO, Tacila Gonçalves; QUINTÃO , Patrícia Lima. Ferramentas da web 2.0 para a gestão do conhecimento em um ambiente organizacional. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery, Minas Gerais, ed. 10, Jan/Jun 2011. Disponível em: http://re.granbery.edu.br. Acesso em: 11 de junho de 2021. NHACUONGUE, J. A.; DUTRA, M. L. De Paul Otlet à Web Semântica: aportes teóricos sobre a organização do conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE 494 PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2016, Salvador. Anais […]. Salvador: UFBA, 2016. Disponível em: http://200.20.0.78/repositorios/handle/123456789/3595. Acesso em: 11 de junho de 2021. NIQUE, Amanda Sachs. Relações Públicas e Digital Influencers: estratégias/ações de relações públicas utilizadas por influenciadores digitais. 2019. 94 f. TCC (Graduação) - Curso de Relações Públicas, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/200440. Acesso em: 10 ago. 2021. NOVELLO, Andréia Pais. Os Benefícios Proporcionados pelo CRM (CustomerRelationship Management) nas Pequenas Empresas. 2013. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Escola Superior de Administração e Marketing e Comunicação - Esamc, Piracicaba, 2013. Disponível em: http://faculdadeanglo.com.br/wp-content/uploads/2014/05/Andr%C3%A9ia-ADM.pdf. Acesso em: 13 out. 2021. OLIVEIRA, F. R.; MAZIERO, R. C.; ARAÚJO, L. S. de. UM ESTUDO SOBRE A WEB 3.0: evolução, conceitos, princípios, benefícios e impactos. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 60-71, 2018. DOI: 10.31510/infa.v15i2.492. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/492. Acesso em: 11 jun. 2021. OLIVEIRA, Wagner Patrick Araújo de. A influência da comunicação nas decisões das empresas em transição para Internet. Campina Grande, 2000. Trabalho de. Conclusão de curso (Graduação em comunicação social), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2000. PINOCHET, LuisHernanContreras; PACHELLI, Iara Louise; ROCHA, Francisco Marcelo Monteiro da. Uso de métricas em mídias sociais e indicadores de desempenho do site e sua relação com o valor da marca em empresas de cosméticos no Brasil. REMark: Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 80-99, 2018. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12217/5861. Acesso em: 30 set. 2021. PRIMO, Alex .O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E- Compós (Brasília), v. 9, p. 1-21, 2007 REZ, Rafael. Marketing de Conteúdo: A moeda do século XXI. São Paulo: DVS Editora, 2016. RIBEIRO, Rafaela Gil; LONDERO, Rodolfo Rorato. A sociedade do desempenho e trabalho de relações públicas no meio digital. In: 43° CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 43., 2020, Modalidade Virtual. Anais [...] .Modalidade Virtual: Intercom, 2020. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-0706-1.pdf. Acesso em: 09 ago. 2021. ROCHA, Israel J. Em busca dos públicos para relações públicas: esboço de uma perspectiva pragmatista. Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional, Manaus, v.01, n.01, p.30-47, jan.- jun. 2018. ROESLER, Rafael. Web 2.0, interações sociais e construção do conhecimento. VII SIMPED- Simpósio Pedagógico e Pesquisa em Educação – 2012. SAAD, Beth. Estratégias 2.0 para mídia digital: internet, informação e comunicação. São Paulo: Editora Senac, 2003. SALIM, Cesar Simões. Construindo planos de empreendimentos: negócios lucrativos, ações sociais e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. SARAIVA, Piedley Macedo. Marketing Digital: A Utilização das Mídias Sociais como um Canal de Comunicação no Varejo de Moda de Barbalha-CE. Id OnLineRevista Multidisciplinar e de Psicologia, Fortaleza, v. 13, n. 44, p. 486-507, 2019. Disponível em: http://idonline.emnuvens.com.br/id. Acesso em: 16 abr. 2021. SCHAFER, Michele. O poder do marketing de conteúdo digital para micro e pequenas empresas “Foco Youtube”. 2015. 52 f. Monografia (Especialização) - Curso de Marketing 2.0, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/43961/R%20-%20E%20 %20MICHELE%20SCHAFER.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 13 set. 2021. SCHMIDT, S; BOHNENBERGER, M.C. Perfil empreendedor e desempenho organizacional. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 13, n. 3, 2009. Disponível em: https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/690/687. Acesso em: 05 out. 2021. SCUDERE, Leonardo. Risco digital na web 3.0. 1 ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017. SELLER, Michel Lens; LAURINDO, Fernando José Barbin. Comunidade de marca ou boca a boca eletrônico: qual o objetivo da presença de empresas em mídias sociais?.Gestão e Produção, São Carlos, v. 25, n. 1, p. 191-203, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/BXsw3gb8b5WGysXmWK3ynHC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 set. 2021. SILVA, Irley David Fabricio da; SILVA, Josilene Félix; SILVA, Diego França. A netnografia como caminho para mapear públicos em relações públicas. In: XIII ENCONTRO VIRTUAL DE DOCUMENTAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE E CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA, X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA ONLINE, 13., 2016, Virtual. Anais [...] .Virtual: Evidosol, 2016. v. 5. Disponível em: https://bit.ly/3AryNfd. Acesso em: 09 ago. 2021. SILVA, Rafael Alexandre Coelho da. Gigantes do mercado: a evolução das empresas de relações públicas brasileiras nos rankings internacionais. In: 43° CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 43., 2020, Virtual. Anais [...] .Virtual: Intercom, 2020. Disponível em: http://www.intercom.org.br/sis/eventos/2020/resumos/R15-1031-1.pdf. Acesso em: 09 ago. 2021. SILVA, Simone Souza; SOUZA, Robson Oliveira de; MENDES, Gabriel Leão. Análise do marketing digital nas diretrizes empresariais. Cpmark: Caderno Profissional de Marketing - Unimep, Piracicaba, v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.cadernomarketingunimep.com.br/ojs/index.php/cadprofmkt/article/view/1 18. Acesso em: 31 ago. 2021. SILVA, Vanessa Bolico da. Marketing digital como ferramenta estratégica e as oportunidades nas redes sociais. E3: Revista de Economia, Empresas e Empreendedores na CPLP, Funchal, v. 2, n. 1, p. 25-62, 2016. Disponível em: https://revistas.ponteditora.org/index.php/e3/article/view/20/15. Acesso em: 07 set. 2021. SIMÃO, João; JORGE, Nuno da Silva. Da integração à legitimação: valores e públicos em relações públicas. Comunicação.pública, [s. l.], v. 8, ed. 13, p. 41-55, 2013. SOUZA, José Eustáquio. O gerente comunicador: um guia prático da comunicação gerencial. São Paulo: Aberje Editorial, 2010. SOUZA, Scarlet Alencastro Vanin Dutra de; TAVARES, Marcelo de Barros. O Mapeamento de Públicos Estratégicos e o Buyer Personas. In: XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIêNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2016, São Paulo. Anais [...] .São Paulo: Intercom, 2016. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1479-1.pdf. Acesso em: 09 ago. 2021. STASIAK, Daiana. WebRP: Estratégias de Relações Públicas em portais organizacionais. In: CHAMUSCA, Marcello; CARVALHAL, Márcia. Relações Públicas Digitais: O pensamento nacional sobre o processo de relações públicas interfaceado pelas tecnologias digitais. Salvador, Bahia: Edições VNI, 2010. p. 19- 64. TERRA, Carolina Frazon. Grandes corporações nas redes sociais on-line: um estudo sobre a presença das organizações nas mídias sociais. In: III CONGRESSO BRASILEIRO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS, 3., 2009, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Abrapcorp, 2009. Disponível em: http://rpalavreando.com.br/wp-content/uploads/2015/06/Abrapcorp-2010.pdf. Acesso em 30 set. 2021. TERRA, Carolina Frazon. Mídias sociais...e agora?: o que você precisa saber para implementar um projeto de mídias sociais. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2017. TERRA, Carolina Frazon. Mídia social: fator de influência para o consumo? Um estudo com usuários de redes sociais sobre os critérios de influência na hora da compra. COMUNICON , São Paulo, Outubro 2012. COMUNICON, 2012, SÃO PAULO. TERRA, Carolina Frazon. Relacionamentos nas mídias sociais (ou relações públicas digitais): estamos falando da midiatização das relações públicas?. ORGANICOM: Redes Sociais: Usos Corporativos, São Paulo, v. 12, ed. 22, 2015. TERRA, Carolina F. Relações públicas 2.0: novo campo de atuação para a área. In: CHAMUSCA, Marcello; CARVALHAL, Márcia. Relações públicas digitais: o pensamento nacional sobre o processo de relações públicas interfaceado pelas tecnologias digitais. Salvador: Edições VNI, 2010. p. 100-134. TORRES, Cláudio. Guia prático de marketing na internet para pequenas empresas. 2010. TREIN, Daiana; SCHLEMMER, Eliane D. R. PROJETOS DE APRENDIZAGEM BASEADOS EM PROBLEMA NO CONTEXTO DA WEB 2.0: POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista e-Curriculum, vol. 4, núm. 2, junio, 2009, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Brasil VAZ, Conrado Adolpho. Os 8Ps do marketing digital: O seu guia estratégico de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2011 VERGILI, Rafael. Relações Públicas, mercado e redes sociais. São Paulo: Summus, 2014. VIEIRA, Marcelo Milano Falcão Vieira. A comparativestudyonquality management in thebrazilianandthe Scottish prisonservice. 1996. Tese [Doutorado PhD on Business Studies] – Scotland, UniversityofEdinburg, Edimburgo, 1996. WESLEY, Cardia. Crise de imagem e gerenciamento de crises. 1 ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2015. ZABLONSKY, Marcos José; CATTO, Camilo. Relações Públicas: competências profissionais para a geração de valor organizacional. BrazilianJournalOfDevelopment, Curitiba, v. 6, n. 6, p. 37550-37565, jun. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/11665/9828. Acesso em: 11 ago. 2021. ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de pesquisa. 2. ed. reimp. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2013. ZANOTTO, Mayara Pires; FACHINELLI, Ana Cristina. Configuração da imagem organizacional: um desafio para as Relações Públicas. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2013. Acesso Aberto Brasil FIC - Faculdade de Informação e Comunicação Manaus (AM) Comunicação Social – Relações Públicas - Bacharelado - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Relações Públicas
Marketing Digital
Instagram
Empreendedorismo Digital
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Marketing na Internet
spellingShingle Relações Públicas
Marketing Digital
Instagram
Empreendedorismo Digital
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Marketing na Internet
Pinto, Hanna Victória Assante
Relações Públicas e Marketing Digital: análise das estratégias utilizadas pela FOP Company e Reformando Camiseteria no Instagram
topic_facet Relações Públicas
Marketing Digital
Instagram
Empreendedorismo Digital
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Marketing na Internet
description Due to the COVID-19 pandemic, the digital world has developed exponentially and has transformed the way the market works. Given the growth of virtual companies on Instagram since 2020, there was a need to study how Public Relations and Digital Marketing can be used in this context. Thus, this research aims to discuss the role of Public Relations and Digital Marketing in digital companies, analyzing the strategies used by FOP Company and Reformando Camiseteria on Instagram. In addition, the current work has the nature of exploratory basic research, with a qualitative approach and the procedure used bibliographical research and case study, as well as content analysis. Thus, it was possible to observe that companies, despite being present in the online environment, still do not efficiently use PR and Digital Marketing strategies. Therefore, this research allows micro-entrepreneurs to have in-depth knowledge about the strategies needed to act in the digital, showing in a clear and dynamic way the benefits of acting strategically.
author_additional Gomes Júnior, Jonas da Silva
author_additionalStr Gomes Júnior, Jonas da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Pinto, Hanna Victória Assante
title Relações Públicas e Marketing Digital: análise das estratégias utilizadas pela FOP Company e Reformando Camiseteria no Instagram
title_short Relações Públicas e Marketing Digital: análise das estratégias utilizadas pela FOP Company e Reformando Camiseteria no Instagram
title_full Relações Públicas e Marketing Digital: análise das estratégias utilizadas pela FOP Company e Reformando Camiseteria no Instagram
title_fullStr Relações Públicas e Marketing Digital: análise das estratégias utilizadas pela FOP Company e Reformando Camiseteria no Instagram
title_full_unstemmed Relações Públicas e Marketing Digital: análise das estratégias utilizadas pela FOP Company e Reformando Camiseteria no Instagram
title_sort relações públicas e marketing digital: análise das estratégias utilizadas pela fop company e reformando camiseteria no instagram
publisher Brasil
publishDate 2021
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6049
_version_ 1831969796780982272
score 11.753735