Trabalho de Conclusão de Curso

Desafios do empreendedorismo digital no município de São Paulo de Olivença - AM

World society has gone through a very delicate moment with regard to the COVID-19 pandemic, in addition, it has led to a large part of commercialization in an unpleasant decline, either partially or totally devastating. As a result, digital entrepreneurship, in this context, began to gain more visib...

ver descrição completa

Autor principal: Batalha, Marcus Vinícius Moraes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6735
id oai:localhost:prefix-6735
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-67352025-03-10T20:38:11Z Desafios do empreendedorismo digital no município de São Paulo de Olivença - AM Batalha, Marcus Vinícius Moraes Mariosa, Pedro Henrique http://lattes.cnpq.br/1729918015799008 Abreu, Leonor Farias http://lattes.cnpq.br/1466713720470341 Olavo, Antônio Vagner Almeida http://lattes.cnpq.br/5817374554945597 https://orcid.org/0000-0003-0323-776X https://orcid.org/0000-0002-0016-7666 https://orcid.org/0000-0002-9385-558X Empreendedorismo Estratégias mercadológicas Ferramentas digitais Empreendedorismo feminino CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO Empreendedorismo digital Marketing digital Comércio eletrônico Estratégias de venda World society has gone through a very delicate moment with regard to the COVID-19 pandemic, in addition, it has led to a large part of commercialization in an unpleasant decline, either partially or totally devastating. As a result, digital entrepreneurship, in this context, began to gain more visibility as a tool for restructuring the financial life of any individual, thus being a rejuvenating and valuable process for anyone who invests in something. In this way, the study aims to relate the marketing strategies developed by digital entrepreneurs with the impacts affected by the pandemic in the municipality of São Paulo de Olivença, Amazonas State, Brazil. For this purpose, an exploratory research of a qualitative nature was used as a methodology, with data collection through a semi-structured questionnaire. As a result, there was a predominance of the self-declared female gender in terms of quantity, greater age longevity, higher approximate average annual revenues by gender in relation to males and differentiated strategies in relation to those experienced by digital entrepreneurs. At the end of the research, it was possible to consider that digital entrepreneurship is a very challenging market and that, in this research site, it was demonstrated that women have a greater capacity to develop entrepreneurship in the digital field than men. A sociedade mundial passou por um momento muito delicado no que diz respeito a pandemia da COVID-19, além disso, levou grande parte da comercialização à um declínio desagradável, seja de maneira parcial ou totalmente devastadora. Com isso, o empreendedorismo digital, neste contexto, passou a ganhar mais visibilidade como uma ferramenta de reestruturação da vida financeira de qualquer indivíduo, sendo assim um processo rejuvenescedor e valioso para quem investe em algo. Deste modo, o estudo objetiva relacionar as estratégias mercadológicas desenvolvidas por empreendedores digitais com os impactos acometidos pela pandemia no município de São Paulo de Olivença-AM. Para tanto, foi utilizada como metodologia uma pesquisa exploratória de caráter qualitativa, com a coleta de dados por meio de questionário semiestruturado. Como resultado observou-se a predominância do gênero autodeclarado feminino tanto em quantidade, maior longevidade de idade, maior faturamento médio anual aproximado por gênero em relação ao masculino e estratégias diferenciadas em relação as vivenciadas pelos empreendedores digitas. Ao fim da pesquisa pôde considerar que o empreendedorismo digital é um mercado bastante desafiador e que, neste local de pesquisa, demonstrou que mulheres tem maior capacidade de desenvolver o empreendedorismo no âmbito digital, do que homens. 3 Não 2023-06-28T17:47:27Z 2023-06-28T17:47:27Z 2023-03-01 Trabalho de Conclusão de Curso BATALHA, Marcus Vinícius Moraes. Desafios do empreendedorismo digital no município de São Paulo de Olivença - AM. 2023. 35. Trabalho de conclusão de curso. Ensino superior (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Natureza e Cultura, Benjamin Constant - AM, 2023 http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6735 por Acesso Aberto Brasil INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) Benjamin Constant - AM Administração - Bacharelado - Benjamin Constant
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Empreendedorismo
Estratégias mercadológicas
Ferramentas digitais
Empreendedorismo feminino
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO
Empreendedorismo digital
Marketing digital
Comércio eletrônico
Estratégias de venda
spellingShingle Empreendedorismo
Estratégias mercadológicas
Ferramentas digitais
Empreendedorismo feminino
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO
Empreendedorismo digital
Marketing digital
Comércio eletrônico
Estratégias de venda
Batalha, Marcus Vinícius Moraes
Desafios do empreendedorismo digital no município de São Paulo de Olivença - AM
topic_facet Empreendedorismo
Estratégias mercadológicas
Ferramentas digitais
Empreendedorismo feminino
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO
Empreendedorismo digital
Marketing digital
Comércio eletrônico
Estratégias de venda
description World society has gone through a very delicate moment with regard to the COVID-19 pandemic, in addition, it has led to a large part of commercialization in an unpleasant decline, either partially or totally devastating. As a result, digital entrepreneurship, in this context, began to gain more visibility as a tool for restructuring the financial life of any individual, thus being a rejuvenating and valuable process for anyone who invests in something. In this way, the study aims to relate the marketing strategies developed by digital entrepreneurs with the impacts affected by the pandemic in the municipality of São Paulo de Olivença, Amazonas State, Brazil. For this purpose, an exploratory research of a qualitative nature was used as a methodology, with data collection through a semi-structured questionnaire. As a result, there was a predominance of the self-declared female gender in terms of quantity, greater age longevity, higher approximate average annual revenues by gender in relation to males and differentiated strategies in relation to those experienced by digital entrepreneurs. At the end of the research, it was possible to consider that digital entrepreneurship is a very challenging market and that, in this research site, it was demonstrated that women have a greater capacity to develop entrepreneurship in the digital field than men.
author_additional Mariosa, Pedro Henrique
author_additionalStr Mariosa, Pedro Henrique
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Batalha, Marcus Vinícius Moraes
title Desafios do empreendedorismo digital no município de São Paulo de Olivença - AM
title_short Desafios do empreendedorismo digital no município de São Paulo de Olivença - AM
title_full Desafios do empreendedorismo digital no município de São Paulo de Olivença - AM
title_fullStr Desafios do empreendedorismo digital no município de São Paulo de Olivença - AM
title_full_unstemmed Desafios do empreendedorismo digital no município de São Paulo de Olivença - AM
title_sort desafios do empreendedorismo digital no município de são paulo de olivença - am
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6735
_version_ 1831969915957936128
score 11.755432