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A Lei nº 13.415/2017 no estado do amazonas: projeto de vida ou preparação para o mercado de trabalho?.

This work aims to disseminate the main results of the research of the Scientific Initiation Scholarship Program (PIBIC) of the Federal University of Amazonas (UFAM), entitled “The process of implementing the New High School from Law Nº 13.415/2017: actions and perspectives in the context of the Stat...

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Autor principal: Santos, Miriane Feitoza dos
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7009
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spelling oai:localhost:prefix-70092025-03-10T21:14:29Z A Lei nº 13.415/2017 no estado do amazonas: projeto de vida ou preparação para o mercado de trabalho?. Santos, Miriane Feitoza dos Goulart, Marcos Vinícius da Silva http://lattes.cnpq.br/8281463513584433 Machado, José Ronaipe das Neves http://lattes.cnpq.br/3944175066860793 https://orcid.org/0000-0003-4869-6302 Reforma do ensino médio Novo ensino médio Lei nº 13.415/2017 Itinerários formativos Projeto de Vida CIENCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Ensino médio - Currículos This work aims to disseminate the main results of the research of the Scientific Initiation Scholarship Program (PIBIC) of the Federal University of Amazonas (UFAM), entitled “The process of implementing the New High School from Law Nº 13.415/2017: actions and perspectives in the context of the State teaching network of Amazonas” carried out between the years 2022 and 2023. In addition to the discussions about the implementation process in the State of Amazonas, the focus of this research was to analyze the transition process to a new curriculum, taking into account consideration the training itineraries offered in schools, and especially discussions on the Life Project discipline, which has been awakening great debates among educators. To answer the research problem, a bibliographical and documentary research was used, using the necessary tools for organizing and systematizing the collected data, such as tables, graphs and schemes built based on the New Middle School Panel prepared by the Ministry of Education (BRASIL, 2018). In the theoretical framework of this study, we will use authors such as Motta and Frigotto (2017), Costa and Coutinho (2018) to discuss Law No. talk about Life Projects. Through the process of data collection, this work will aim to assist in the studies of future researchers who work in the fields of studies on the trajectories of young people in the new high school. Este trabalho visa divulgar os principais resultados da pesquisa do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), intitulada “O processo de implementação do Novo Ensino Médio a partir da Lei Nº 13.415/2017: ações e perspectivas no contexto da rede Estadual de ensino do Amazonas” realizado entre os anos de 2022 e 2023. Para além das discussões sobre o processo de implementação no Estado do Amazonas, o foco desta pesquisa foi analisar o processo de transição para um novo currículo, levando em consideração os itinerários formativos ofertados nas escolas, e principalmente discussões sobre a disciplina Projeto de Vida, a qual vem despertando grandes debates entre os educadores. Para responder o problema de pesquisa, fez-se o uso de uma pesquisa bibliográfica e documental, valendo-se de ferramentas necessárias para organização e sistematização de dados coletados, como tabelas, gráficos e esquemas construídos com base no Painel do Novo Ensino Médio elaborado pelo Ministério da Educação (BRASIL, 2018). No referencial teórico deste estudo, utilizaremos autores como Motta e Frigotto (2017), Costa e Coutinho (2018) para discutir sobre a Lei nº 13.415/2017 e a reforma do ensino médio e autores como Alves (2013) e Silva (2018) para dialogar sobre Projetos de Vida. Por meio do processo de levantamento de dados, este trabalho visará auxiliar nos estudos de futuros pesquisadores que atuam nos campos de estudos sobre as trajetórias dos jovens do novo ensino médio. 2 Não 2023-10-05T17:48:01Z 2023-10-05T17:48:01Z 2023-06-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo SANTOS, Miriane Feitoza dos. A lei nº 13.415/2017 no Estado do Amazonas: Projeto de Vida ou preparação para o mercado de trabalho?. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7009 por Acesso Aberto An error occurred getting the license - uri. An error occurred getting the license - uri. An error occurred getting the license - uri. Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
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