Trabalho de Conclusão de Curso

Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio

The present work aims to present an unprecedented class, based on a differentiated methodology, aiming to help students to understand Probability and to encourage teachers to work with playfulness. The chosen methodology was the gamification through the game of chance, using the Bingo Game. The clas...

ver descrição completa

Autor principal: Guimarães, Suzy Corrêa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7049
id oai:localhost:prefix-7049
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-70492025-03-10T20:52:36Z Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio Guimarães, Suzy Corrêa Mafra, Agnes Cristina Oliveira http://lattes.cnpq.br/6868423702339380 Heimbecker, Aliuandra Barroso Cardoso Oliveira, Disney Douglas de Lima Probabilidade Gamificação Ensino Mádio CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: PROBABILIDADE E ESTATISTICA: PROBABILIDADE CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA Jogos de probabilidades (Matemática) Jogos educativos Jogos no ensino de matemática The present work aims to present an unprecedented class, based on a differentiated methodology, aiming to help students to understand Probability and to encourage teachers to work with playfulness. The chosen methodology was the gamification through the game of chance, using the Bingo Game. The class was applied in the city of Manaus, in a State school, with 21 students of the 1st year of High School. The results indicated that the applied methodology was well accepted by the students, contributing to the elaboration of the concept of probability. However, for a more meaningful learning, it is necessary a longer time and the application of other games to reinforce the study of the ludic with the probability. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma aula inédita, baseada em uma metodologia diferenciada, visando auxiliar os alunos a compreenderem a Probabilidade e a incentivar os professores a trabalharem com a ludicidade. A metodologia escolhida foi a gamificação através do jogo de azar, empregando o Jogo de Bingo. A aula foi aplicada na cidade de Manaus, em uma escola Estadual, com 21 alunos do 1° ano do Ensino Médio. Os resultados indicaram que a metodologia aplicada foi bem aceita pelos estudantes, contribuindo na elaboração do conceito de probabilidade. Porém, para uma aprendizagem mais significativa, faz-se necessário um tempo maior e a aplicação de outros jogos para reforçar o estudo do lúdico com a probabilidade. 2 Não 2023-10-10T23:49:38Z 2023-10-10T23:49:38Z 2023-04-24 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7049 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ICE - Instituto de Ciências Exatas Manaus (AM) Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Probabilidade
Gamificação
Ensino Mádio
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: PROBABILIDADE E ESTATISTICA: PROBABILIDADE
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
Jogos de probabilidades (Matemática)
Jogos educativos
Jogos no ensino de matemática
spellingShingle Probabilidade
Gamificação
Ensino Mádio
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: PROBABILIDADE E ESTATISTICA: PROBABILIDADE
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
Jogos de probabilidades (Matemática)
Jogos educativos
Jogos no ensino de matemática
Guimarães, Suzy Corrêa
Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio
topic_facet Probabilidade
Gamificação
Ensino Mádio
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: PROBABILIDADE E ESTATISTICA: PROBABILIDADE
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
Jogos de probabilidades (Matemática)
Jogos educativos
Jogos no ensino de matemática
description The present work aims to present an unprecedented class, based on a differentiated methodology, aiming to help students to understand Probability and to encourage teachers to work with playfulness. The chosen methodology was the gamification through the game of chance, using the Bingo Game. The class was applied in the city of Manaus, in a State school, with 21 students of the 1st year of High School. The results indicated that the applied methodology was well accepted by the students, contributing to the elaboration of the concept of probability. However, for a more meaningful learning, it is necessary a longer time and the application of other games to reinforce the study of the ludic with the probability.
author_additional Mafra, Agnes Cristina Oliveira
author_additionalStr Mafra, Agnes Cristina Oliveira
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Guimarães, Suzy Corrêa
title Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio
title_short Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio
title_full Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio
title_fullStr Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio
title_full_unstemmed Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio
title_sort estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no ensino médio
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7049
_version_ 1831969968319627264
score 11.755432