/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio
The present work aims to present an unprecedented class, based on a differentiated methodology, aiming to help students to understand Probability and to encourage teachers to work with playfulness. The chosen methodology was the gamification through the game of chance, using the Bingo Game. The clas...
Autor principal: | Guimarães, Suzy Corrêa |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7049 |
id |
oai:localhost:prefix-7049 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-70492025-03-10T20:52:36Z Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio Guimarães, Suzy Corrêa Mafra, Agnes Cristina Oliveira http://lattes.cnpq.br/6868423702339380 Heimbecker, Aliuandra Barroso Cardoso Oliveira, Disney Douglas de Lima Probabilidade Gamificação Ensino Mádio CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: PROBABILIDADE E ESTATISTICA: PROBABILIDADE CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA Jogos de probabilidades (Matemática) Jogos educativos Jogos no ensino de matemática The present work aims to present an unprecedented class, based on a differentiated methodology, aiming to help students to understand Probability and to encourage teachers to work with playfulness. The chosen methodology was the gamification through the game of chance, using the Bingo Game. The class was applied in the city of Manaus, in a State school, with 21 students of the 1st year of High School. The results indicated that the applied methodology was well accepted by the students, contributing to the elaboration of the concept of probability. However, for a more meaningful learning, it is necessary a longer time and the application of other games to reinforce the study of the ludic with the probability. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma aula inédita, baseada em uma metodologia diferenciada, visando auxiliar os alunos a compreenderem a Probabilidade e a incentivar os professores a trabalharem com a ludicidade. A metodologia escolhida foi a gamificação através do jogo de azar, empregando o Jogo de Bingo. A aula foi aplicada na cidade de Manaus, em uma escola Estadual, com 21 alunos do 1° ano do Ensino Médio. Os resultados indicaram que a metodologia aplicada foi bem aceita pelos estudantes, contribuindo na elaboração do conceito de probabilidade. Porém, para uma aprendizagem mais significativa, faz-se necessário um tempo maior e a aplicação de outros jogos para reforçar o estudo do lúdico com a probabilidade. 2 Não 2023-10-10T23:49:38Z 2023-10-10T23:49:38Z 2023-04-24 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7049 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ICE - Instituto de Ciências Exatas Manaus (AM) Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Probabilidade Gamificação Ensino Mádio CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: PROBABILIDADE E ESTATISTICA: PROBABILIDADE CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA Jogos de probabilidades (Matemática) Jogos educativos Jogos no ensino de matemática |
spellingShingle |
Probabilidade Gamificação Ensino Mádio CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: PROBABILIDADE E ESTATISTICA: PROBABILIDADE CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA Jogos de probabilidades (Matemática) Jogos educativos Jogos no ensino de matemática Guimarães, Suzy Corrêa Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio |
topic_facet |
Probabilidade Gamificação Ensino Mádio CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: PROBABILIDADE E ESTATISTICA: PROBABILIDADE CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA Jogos de probabilidades (Matemática) Jogos educativos Jogos no ensino de matemática |
description |
The present work aims to present an unprecedented class, based on a differentiated methodology, aiming to help students to understand Probability and to encourage teachers to work with playfulness. The chosen methodology was the gamification through the game of chance, using the Bingo Game. The class was applied in the city of Manaus, in a State school, with 21 students of the 1st year of High School. The results indicated that the applied methodology was well accepted by the students, contributing to the elaboration of the concept of probability. However, for a more meaningful learning, it is necessary a longer time and the application of other games to reinforce the study of the ludic with the probability. |
author_additional |
Mafra, Agnes Cristina Oliveira |
author_additionalStr |
Mafra, Agnes Cristina Oliveira |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Guimarães, Suzy Corrêa |
title |
Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio |
title_short |
Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio |
title_full |
Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio |
title_fullStr |
Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio |
title_sort |
estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no ensino médio |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7049 |
_version_ |
1831969968319627264 |
score |
11.755432 |